Central dos Sindicatos Brasileiros

Trabalhadores da Marinha Mercante pedem apoio a Michel Temer

Trabalhadores da Marinha Mercante pedem apoio a Michel Temer

CSB e SINCOMAM se reuniram com o presidente da República em exercício para debater a negociação salarial do sindicato com a Transpetro

No dia 10 de dezembro, o vice-presidente da República, Michel Temer ‑ que exercia a Presidência da República ‑, recebeu Antonio Neto e Alcir da Costa Albernoz – vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins (SINCOMAM).

Albernoz apresentou a Michel Temer a dificuldade de negociação do sindicato com a Transpetro, subsidiária da Petrobrás, responsável pela logística dos produtos da empresa. Os trabalhadores representados pelo SINCOMAM são empregados concursados da Transpetro.

O dirigente argumenta que a forma unilateral com a qual a subsidiária vem tratando as negociações de interesse da categoria têm comprometido as condições de trabalho dos profissionais.

“A Transpetro chega à mesa de negociação e apresenta uma proposta sem aceitar argumentação dos nossos dirigentes. Nos sentimos ultrajados com essa recusa da empresa em atender às nossas necessidades”, contestou o presidente.

As principais reivindicações do sindicato são a liberação e remuneração de seus dirigentes; equivalência na gratificação paga ao eletricista, que não é repassada aos condutores; e a necessidade de três profissionais bombeadores em cada navio.

“Ninguém está pedindo absurdos, apenas uma isonomia de tratamento entre todos os sindicatos da categoria”, pontuou Albernoz. Para o dirigente, o respaldo da CSB e a iniciativa de levar a causa dos trabalhadores ao governo representa uma esperança.

“A acolhida foi calorosa. Acreditamos que, pelo prestígio que o Antonio Neto tem ‑ de ser um grande negociador e muito respeitado ‑, consigamos alcançar nossos direitos”, finalizou o presidente do SINCOMAM.