Taxistas se reúnem com Eunício Oliveira para agilizar a redução do prazo de isenção de IPI

Senador é o autor de projeto de lei que reduz para um ano o tempo mínimo para aquisição de táxi novo sem o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados

O representante da CSB no Ceará e diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado (Sinditaxi), Francisco Moura, e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas da capital cearense (Sindmoto-For) se reuniram com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para pedir o apoio do parlamentar no Projeto de Lei do Senado 299/11.

Eunício Oliveira é o autor da proposta que reduz de dois para um ano o prazo mínimo para taxistas e pessoas com deficiência poderem trocar seus veículos com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O senador se comprometeu a lutar pela aprovação do PL na volta aos trabalhos do Congresso Nacional. A proposta está hoje na Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado.

Para Francisco Moura, a aprovação do projeto beneficiará toda a sociedade. “O desgaste dos carros é muito grande por causa da situação das vias. Se pudermos renovar nossos táxis anualmente, isso vai garantir uma frota sempre nova. Isso significa mais segurança e conforto para o taxista e para o usuário”, explicou o dirigente.

Mototaxistas

A proposta do senador é incluir no mesmo projeto uma emenda que garanta aos mototaxistas o direito de comprar moto nova com a mesma isenção do IPI. Eunício Oliveira defende que estes profissionais prestam serviço semelhante aos taxistas e devem ter o mesmo direito.

José Vieira, presidente do sindicato dos mototaxistas de Fortaleza, ressaltou que o reconhecimento do parlamentar aumenta a possibilidade de desenvolvimento da categoria. O dirigente afirma que a aprovação do projeto trará amplos benefícios. “Essa lei favorecerá os taxistas de todo o Brasil na prevenção de acidentes de trânsito. Contamos com o empenho do senador para destravar essa pauta, que será uma grande conquista para a categoria”, disse Vieira.

Amplos benefícios

Segundo Eunício Oliveira, o objetivo é também adequar a legislação brasileira à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O parlamentar explica que o meio de transporte mais usado pelos turistas é o táxi, e é importante melhorar a impressão inicial do visitante, estimulando a renovação da frota.

A categoria espera o apoio do parlamentar para que a lei beneficie mais de 600 mil taxistas no Brasil e contribua também para aquecer o comércio de automóveis. “A troca anual de veículo movimenta a economia. Isso vai refletir positivamente, uma vez que a indústria terá maior demanda de produção, gerando mais empregos. O País como um todo ganhará junto conosco”, concluiu Francisco Moura.

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista