Taxistas se reúnem com Eunício Oliveira para agilizar a redução do prazo de isenção de IPI

Senador é o autor de projeto de lei que reduz para um ano o tempo mínimo para aquisição de táxi novo sem o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados

O representante da CSB no Ceará e diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado (Sinditaxi), Francisco Moura, e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas da capital cearense (Sindmoto-For) se reuniram com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para pedir o apoio do parlamentar no Projeto de Lei do Senado 299/11.

Eunício Oliveira é o autor da proposta que reduz de dois para um ano o prazo mínimo para taxistas e pessoas com deficiência poderem trocar seus veículos com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O senador se comprometeu a lutar pela aprovação do PL na volta aos trabalhos do Congresso Nacional. A proposta está hoje na Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado.

Para Francisco Moura, a aprovação do projeto beneficiará toda a sociedade. “O desgaste dos carros é muito grande por causa da situação das vias. Se pudermos renovar nossos táxis anualmente, isso vai garantir uma frota sempre nova. Isso significa mais segurança e conforto para o taxista e para o usuário”, explicou o dirigente.

Mototaxistas

A proposta do senador é incluir no mesmo projeto uma emenda que garanta aos mototaxistas o direito de comprar moto nova com a mesma isenção do IPI. Eunício Oliveira defende que estes profissionais prestam serviço semelhante aos taxistas e devem ter o mesmo direito.

José Vieira, presidente do sindicato dos mototaxistas de Fortaleza, ressaltou que o reconhecimento do parlamentar aumenta a possibilidade de desenvolvimento da categoria. O dirigente afirma que a aprovação do projeto trará amplos benefícios. “Essa lei favorecerá os taxistas de todo o Brasil na prevenção de acidentes de trânsito. Contamos com o empenho do senador para destravar essa pauta, que será uma grande conquista para a categoria”, disse Vieira.

Amplos benefícios

Segundo Eunício Oliveira, o objetivo é também adequar a legislação brasileira à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O parlamentar explica que o meio de transporte mais usado pelos turistas é o táxi, e é importante melhorar a impressão inicial do visitante, estimulando a renovação da frota.

A categoria espera o apoio do parlamentar para que a lei beneficie mais de 600 mil taxistas no Brasil e contribua também para aquecer o comércio de automóveis. “A troca anual de veículo movimenta a economia. Isso vai refletir positivamente, uma vez que a indústria terá maior demanda de produção, gerando mais empregos. O País como um todo ganhará junto conosco”, concluiu Francisco Moura.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil