Eunicio-Oliveira-Taxi

Taxistas se reúnem com Eunício Oliveira para agilizar a redução do prazo de isenção de IPI

Senador é o autor de projeto de lei que reduz para um ano o tempo mínimo para aquisição de táxi novo sem o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados

O representante da CSB no Ceará e diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado (Sinditaxi), Francisco Moura, e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas da capital cearense (Sindmoto-For) se reuniram com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para pedir o apoio do parlamentar no Projeto de Lei do Senado 299/11.

Eunício Oliveira é o autor da proposta que reduz de dois para um ano o prazo mínimo para taxistas e pessoas com deficiência poderem trocar seus veículos com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O senador se comprometeu a lutar pela aprovação do PL na volta aos trabalhos do Congresso Nacional. A proposta está hoje na Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado.

Para Francisco Moura, a aprovação do projeto beneficiará toda a sociedade. “O desgaste dos carros é muito grande por causa da situação das vias. Se pudermos renovar nossos táxis anualmente, isso vai garantir uma frota sempre nova. Isso significa mais segurança e conforto para o taxista e para o usuário”, explicou o dirigente.

Mototaxistas

A proposta do senador é incluir no mesmo projeto uma emenda que garanta aos mototaxistas o direito de comprar moto nova com a mesma isenção do IPI. Eunício Oliveira defende que estes profissionais prestam serviço semelhante aos taxistas e devem ter o mesmo direito.

José Vieira, presidente do sindicato dos mototaxistas de Fortaleza, ressaltou que o reconhecimento do parlamentar aumenta a possibilidade de desenvolvimento da categoria. O dirigente afirma que a aprovação do projeto trará amplos benefícios. “Essa lei favorecerá os taxistas de todo o Brasil na prevenção de acidentes de trânsito. Contamos com o empenho do senador para destravar essa pauta, que será uma grande conquista para a categoria”, disse Vieira.

Amplos benefícios

Segundo Eunício Oliveira, o objetivo é também adequar a legislação brasileira à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O parlamentar explica que o meio de transporte mais usado pelos turistas é o táxi, e é importante melhorar a impressão inicial do visitante, estimulando a renovação da frota.

A categoria espera o apoio do parlamentar para que a lei beneficie mais de 600 mil taxistas no Brasil e contribua também para aquecer o comércio de automóveis. “A troca anual de veículo movimenta a economia. Isso vai refletir positivamente, uma vez que a indústria terá maior demanda de produção, gerando mais empregos. O País como um todo ganhará junto conosco”, concluiu Francisco Moura.

Compartilhe:

Leia mais
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT
Luiz Marinho discursa na OIT 2024
Na OIT, Luiz Marinho defende fortalecimento dos sindicatos e taxação de grandes fortunas
vigilantes niterói ato 13 de junho
Vigilantes de Niterói convocam ato por mais segurança para mulheres da categoria
vinicolas-no-rs-tinham-200-pessoas-em-condicoes-analogas-a-escravidao
Auditores fiscais do Trabalho repudiam fala de dirigente da CNA sobre trabalho escravo
assembleia rodoviários pelotas 10-6-2024
Rodoviários de Pelotas (RS) começam a negociar acordos em novo cenário após enchentes
Comitiva da CSB com ministro Luiz Marinho na Conferência da OIT 2024
Em reunião do Brasil na OIT, empresário diz que Bolsa Família atrapalha mão de obra
carteira vazia contas a pagar salário mínimo
Salário mínimo no BR é menos da metade do valor necessário para garantir vida digna
reajuste salarial TI Paraná
Trabalhadores de TI do Paraná terão 5% de aumento salarial; veja pisos de cada função
assembleia feserp mg
Feserp-MG convoca sindicatos para assembleia de reformulação do estatuto
instrutor de yoga entra na cbo
Ufólogo, instrutor de yoga e outras 17 ocupações são incluídas na CBO