Taxistas promovem mobilização nacional para pressionar votação do PL 5587/16

Categoria se reuniu em Brasília para reivindicar a regulamentação do uso de aplicativos no transporte individual

Com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros,  taxistas se reuniram novamente em Brasília, nos dias 6 e 7 de dezembro, para pressionar o andamento do projeto de Lei 5587/2016, que busca combater a concorrência ilegal e predatória promovida pelo transporte ilegal de passageiros por meio de aplicativos de celular, proteger os taxistas e melhorar o serviço prestado aos consumidores. Requerimento de Urgência (REQ) do PL deve ser votado ainda esta semana. São necessários 257 votos para que seja aprovada a urgência da matéria. Se aprovada, a proposta passa a ter prioridade na pauta de votações.

_mg_1163No dia 6, a categoria fez uma carreata pela cidade  até o Congresso Nacional para pressionar os deputados federais pela votação do requerimento.  Além disso, ocorreu uma reunião entre os taxistas e 50 deputados para discutir a urgência do assunto. Na tarde desta quarta-feira (7), os representantes sindicais dos taxistas se reuniram para debater os principais pontos do PL 5587.

De acordo com Francisco Moura, vice-presidente da CSB e diretor do Sindicato dos Taxistas do Ceará img-20161207-wa0035(SINDITAXI/CE), os deputados se demonstraram empenhados a votar o Projeto o mais breve o possível. “O engajamento demonstrado pelos parlamentares já é um passo importante para a vitória do PL. No nosso entender, levando em considerações as leis, como o Código de Trânsito Brasileiro, apenas os taxistas podem realizar o transporte individual de passageiros. Assim, fomos conclamar os deputados para apoiarem essa luta e salvar a categoria que, hoje, está ameaçada de extinção”, afirma Moura.

Segundo o dirigente, a categoria não quer acabar com os aplicativos de transporte individual. “Nós estamos demonstrando apoio à lei, pois queremos a legalização da concorrência, que todos paguem impostos e estejam dentro do que exige a legislação”, explica.

“Sem a regulamentação dos aplicativos, as corridas de táxi estão diminuindo e os taxistas estão com dificuldade de manter uma frota nova. No Brasil, hoje, temos aproximadamente 600 mil taxistas, e o faturamento caiu cerca de 40%, e estamos caminhando para os 50%. O Uber faz uma concorrência predatória e desleal, além de usar as pessoas como trabalho escravo”, finalizou Moura.d84b548d-0a4b-45c1-9c0e-27a643e52a1e

Participaram da das manifestações taxistas de todo o Brasil. Os taxistas do Distrito Federal foram representados pelo presidente do mais novo sindicato da categoria filiado à CSB, Geocarlos Cassimiro de Araújo, do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal (Sintaxi).

Mudanças

Na prática, a proposta do PL 5587/2016 busca corrigir falhas na legislação, que permitem o crescimento do transporte clandestino por meios tecnológicos. O projeto determina, por exemplo, que somente carros de aluguel poderão fazer transporte público individual de passageiros de forma remunerada. O projeto apresentado estabelece maior controle ao exigir que o serviço de utilidade pública de transporte individual remunerado de passageiros, inclusive solicitado via aplicativos eletrônicos, seja organizado, disciplinado e fiscalizado pelo poder público municipal e tenha prévia fixação de tarifa a ser cobrada por meio de taxímetro físico.

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria