Supervisor do Dieese afirma que haverá quebra geral e é fundamental proteger renda, emprego e a saúde do trabalhador

Em reunião da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP), realizada na manhã de terça-feira (26), via vídeo conferência, o supervisor técnico do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em São Paulo, Victor Pagani, abordou o tema “O Mundo do Trabalho pós pandemia”. Segundo ele, haverá quebradeira geral, enorme, um quadro muito preocupante e irá afetar os trabalhadores. “É fundamental pensar e buscar preservação da saúde, do emprego e da renda dos trabalhadores.”

Ainda de acordo com o palestrante, a economia no governo (Jair) Bolsonaro (sem partido) está sendo pior que no governo (Michel) Temer. “Vivemos um apagão de apontamentos e pesquisas no mercado de trabalho. Mas uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD] feita ainda em março, antes da crise do COVID-19, apontou taxa alta de desempregados no país, em comparação com o último trimestre de 2019”, disse Pagani.

Ao final da reunião, o presidente da CSB-SP, Tiago Pereira, destacou a importância dos encontros virtuais promovidos pela central. “As conferências virtuais foram a forma que encontramos para informar, atualizar nossa direção e colaborar na formação sindical e política, além de ampliar nossos horizontes na defesa de nossos direitos. Os nossos dirigentes precisam estar informados e preparados para enfrentar as mazelas do governo Bolsonaro e seus pacotes de maldades”, enfatizou o presidente.

PARTICIPAÇÕES

Além dos palestrantes Victor Gnecco Pagani e José Silvestre Prado de Oliveira, ambos do Dieese, participaram da Plenária Virtual os dirigentes da CSB-SP e membros da Executiva Nacional da central. “Os debates e reflexão promovidos pela CSB-SP têm contribuído muito para superar esse momento grave da pandemia da COVID-19 e mantem nossa organização”, comentou Ademir Francisco dos Santos, diretor da CSB-SP e do SINDPD.

“Queremos e estamos promovendo eventos como o de hoje com a direção do DIEESE, amplo e plural, com a discussão de pautas gerais e específicas, quanto para o conjunto da CSB-SP”, disse Paulo Oliveira (PO), diretor do SEAAC Presidente Prudente e diretor da CSB.

O presidente do Sindicato dos Advogados do Interior Paulista, SindAdv, de Araraquara e região, Paulo Fernando Ortega Boschi Filho, disse que a palestra foi muito boa e produtiva. “O excelente nível dos palestrantes colaborou muito para o sucesso. Parabéns a CSB-SP e toda a diretoria pelo projeto.”

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara