Supervisor do Dieese afirma que haverá quebra geral e é fundamental proteger renda, emprego e a saúde do trabalhador

Em reunião da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP), realizada na manhã de terça-feira (26), via vídeo conferência, o supervisor técnico do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em São Paulo, Victor Pagani, abordou o tema “O Mundo do Trabalho pós pandemia”. Segundo ele, haverá quebradeira geral, enorme, um quadro muito preocupante e irá afetar os trabalhadores. “É fundamental pensar e buscar preservação da saúde, do emprego e da renda dos trabalhadores.”

Ainda de acordo com o palestrante, a economia no governo (Jair) Bolsonaro (sem partido) está sendo pior que no governo (Michel) Temer. “Vivemos um apagão de apontamentos e pesquisas no mercado de trabalho. Mas uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD] feita ainda em março, antes da crise do COVID-19, apontou taxa alta de desempregados no país, em comparação com o último trimestre de 2019”, disse Pagani.

Ao final da reunião, o presidente da CSB-SP, Tiago Pereira, destacou a importância dos encontros virtuais promovidos pela central. “As conferências virtuais foram a forma que encontramos para informar, atualizar nossa direção e colaborar na formação sindical e política, além de ampliar nossos horizontes na defesa de nossos direitos. Os nossos dirigentes precisam estar informados e preparados para enfrentar as mazelas do governo Bolsonaro e seus pacotes de maldades”, enfatizou o presidente.

PARTICIPAÇÕES

Além dos palestrantes Victor Gnecco Pagani e José Silvestre Prado de Oliveira, ambos do Dieese, participaram da Plenária Virtual os dirigentes da CSB-SP e membros da Executiva Nacional da central. “Os debates e reflexão promovidos pela CSB-SP têm contribuído muito para superar esse momento grave da pandemia da COVID-19 e mantem nossa organização”, comentou Ademir Francisco dos Santos, diretor da CSB-SP e do SINDPD.

“Queremos e estamos promovendo eventos como o de hoje com a direção do DIEESE, amplo e plural, com a discussão de pautas gerais e específicas, quanto para o conjunto da CSB-SP”, disse Paulo Oliveira (PO), diretor do SEAAC Presidente Prudente e diretor da CSB.

O presidente do Sindicato dos Advogados do Interior Paulista, SindAdv, de Araraquara e região, Paulo Fernando Ortega Boschi Filho, disse que a palestra foi muito boa e produtiva. “O excelente nível dos palestrantes colaborou muito para o sucesso. Parabéns a CSB-SP e toda a diretoria pelo projeto.”

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)