SRTE/MT firma parcerias para emissão de CTPS digital

26 convênios já foram assinados com prefeituras do MT. A meta do Ministério do Trabalho é expedir a CTPS digital em todo o País

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT) vem realizando diversas parcerias para garantir aos trabalhadores a CTPS digital, formato que permite maior segurança e agilidade na entrega do documento. Para tanto, o superintendente do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Eduardo Driemeyer, vem realizando convênios com várias prefeituras de municípios matogrossenses. Ao todo já foram assinados 26 convênios.

Um dos convênios assinados recentemente foi com a prefeitura de Nortelândia, onde o prefeito e presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, assinou termo de compromisso com a SRTE/MT visando a emissão de Carteiras Digitais. No estado de Mato Grosso, somente no ano passado, já foram expedidas cerca de 13 mil carteiras no formato digital..

Conforme explicou Driemeyer, 50% das prefeituras já estão em fase de adesão ao termo de compromisso para implantar o sistema informatizado em seus municípios. Ele informou ainda que já existem parcerias com Câmaras Municipais e a Assembléia Legislativa para a prestação do serviço para a população. As carteiras estão sendo expedidas também no Sistema Nacional de Emprego (Sine),e em postos de Identificação cadastrados. “A expectativa é de que até o final de 2015, 100% dos postos em Mato Grosso estejam emitindo o documento digital”, disse ele.

A meta do Ministério é garantir a expedição da CTPS no formato digital em todo o território nacional até o final do ano.A implantação da carteira de trabalho digital deverá reduzir de forma significativa o número de fraudes nos benefícios pagos pelo Governo Federal. “Com esta carteira de trabalho digital, já evitamos 80% de fraudes, principalmente em relação ao seguro desemprego, pago pelo Ministério do Trabalho”, garantiu o superintendente da SRTE/MT.

Apoio – Na ocasião da assinatura do termo de compromisso, o presidente da AMM enalteceu a iniciativa da superintendência em fazer o termo de compromisso com as prefeituras, que necessitam de apoio do órgão federal em Mato Grosso. Ele frisou que vai auxiliar na divulgação para os municípios enviando o comunicado para as prefeituras aderirem à informatização das carteiras. “Estamos aderindo ao termo e vamos implantar o sistema no município de Nortelândia”, adiantou.

Como funciona – As prefeituras que aderirem ao termo de compromisso, terão que fazer a aquisição de computador, câmera acoplada, aparelho de coleta das digitais e uma mesa digitalizadora. Além da CTPS Digital o trabalhador poderá realizar também consultas “online” sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, receber o abono salarial entre outros serviços ofertados pelo MTE. No sistema digital, o cidadão terá todos os seus dados profissionais registrados em um banco de dados, onde estarão todas as informações acerca dos contratos de trabalho.

As prefeituras já habilitadas a emitir a CTPS digita são: Sapezal, Querência, Nossa Senhora do Livramento, Campo Verde, Campos de Julio, Vila Rica, Luciano Marcos Alencar, Nova Mutum, Leandro Felix, Nova Brasilândia, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Aripuanã e Paranatinga.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ministério do Trabalho e Emprego – com informações da SRTE/MT

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos