SRTE/MT firma parcerias para emissão de CTPS digital

26 convênios já foram assinados com prefeituras do MT. A meta do Ministério do Trabalho é expedir a CTPS digital em todo o País

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT) vem realizando diversas parcerias para garantir aos trabalhadores a CTPS digital, formato que permite maior segurança e agilidade na entrega do documento. Para tanto, o superintendente do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Eduardo Driemeyer, vem realizando convênios com várias prefeituras de municípios matogrossenses. Ao todo já foram assinados 26 convênios.

Um dos convênios assinados recentemente foi com a prefeitura de Nortelândia, onde o prefeito e presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, assinou termo de compromisso com a SRTE/MT visando a emissão de Carteiras Digitais. No estado de Mato Grosso, somente no ano passado, já foram expedidas cerca de 13 mil carteiras no formato digital..

Conforme explicou Driemeyer, 50% das prefeituras já estão em fase de adesão ao termo de compromisso para implantar o sistema informatizado em seus municípios. Ele informou ainda que já existem parcerias com Câmaras Municipais e a Assembléia Legislativa para a prestação do serviço para a população. As carteiras estão sendo expedidas também no Sistema Nacional de Emprego (Sine),e em postos de Identificação cadastrados. “A expectativa é de que até o final de 2015, 100% dos postos em Mato Grosso estejam emitindo o documento digital”, disse ele.

A meta do Ministério é garantir a expedição da CTPS no formato digital em todo o território nacional até o final do ano.A implantação da carteira de trabalho digital deverá reduzir de forma significativa o número de fraudes nos benefícios pagos pelo Governo Federal. “Com esta carteira de trabalho digital, já evitamos 80% de fraudes, principalmente em relação ao seguro desemprego, pago pelo Ministério do Trabalho”, garantiu o superintendente da SRTE/MT.

Apoio – Na ocasião da assinatura do termo de compromisso, o presidente da AMM enalteceu a iniciativa da superintendência em fazer o termo de compromisso com as prefeituras, que necessitam de apoio do órgão federal em Mato Grosso. Ele frisou que vai auxiliar na divulgação para os municípios enviando o comunicado para as prefeituras aderirem à informatização das carteiras. “Estamos aderindo ao termo e vamos implantar o sistema no município de Nortelândia”, adiantou.

Como funciona – As prefeituras que aderirem ao termo de compromisso, terão que fazer a aquisição de computador, câmera acoplada, aparelho de coleta das digitais e uma mesa digitalizadora. Além da CTPS Digital o trabalhador poderá realizar também consultas “online” sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, receber o abono salarial entre outros serviços ofertados pelo MTE. No sistema digital, o cidadão terá todos os seus dados profissionais registrados em um banco de dados, onde estarão todas as informações acerca dos contratos de trabalho.

As prefeituras já habilitadas a emitir a CTPS digita são: Sapezal, Querência, Nossa Senhora do Livramento, Campo Verde, Campos de Julio, Vila Rica, Luciano Marcos Alencar, Nova Mutum, Leandro Felix, Nova Brasilândia, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Aripuanã e Paranatinga.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ministério do Trabalho e Emprego – com informações da SRTE/MT

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores