SINTSEP/AL faz parceria com Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas para combater o Aedes Aegypti

Alagoas registrou 139 casos de microcefalia causados pelo vírus Zika até janeiro de 2016

Com o objetivo de unir forças para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no Nordeste, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Alagoas (SINTSEP/AL) reuniu-se com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU/AL) para firmar uma parceria entre governo e representantes dos trabalhadores. O encontro, que aconteceu na última terça-feira (1º), na própria Secretaria, foi uma iniciativa do Sindicato.

Para representar a Entidade, participaram do debate o presidente do SINTSEP/AL e 2º secretário dos Servidores Públicos da CSB, Jogelson Veras, e o secretário de Relações Externas do Sindicato, Silvestre Lopes Ferreira. De acordo com Veras, o papel de luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikunguya pertence a todas as entidades de classe do País.

“O perfil do nosso Sindicato é de diálogo, portanto é fundamental usarmos nosso cargo de forma institucional no combate à proliferação do Aedes Aegypti. Vamos convocar toda nossa categoria para entrar nesta luta. É uma luta nacional”, afirma o dirigente.

A reunião junto à cúpula da Vigilância Epidemiológica da SESAU/AL – composta pela gerente Cleide Moreira, pela superintendente de Vigilância em Saúde Cristina Rocha e por mais três técnicos – resultou no compromisso de alertar os servidores da existência de focos do Aedes Aegypti em repartições públicas e na disposição dos 32 órgãos filiados ao SINTSEP/AL em suprimir a propagação das endemias causadas pelo mosquito.

Para a mobilização, serão impressos livretos informativos sobre como prevenir o surgimento de focos do Aedes, que serão distribuídos na base de 4.200 associados do Sindicato, e promovidas palestras a respeito do tema. O principal objetivo da campanha é evitar que o número de crianças com microcefalia aumente no País por conta do Zika vírus, doença transmitida pelo mosquito.

Segundo o portal de notícias G1, Alagoas registrou 139 casos suspeitos de microcefalia causados pelo vírus Zika até janeiro de 2016. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ainda estima mais dois ou três milhões de casos do vírus na América Latina.

Em fevereiro, a SESAU/AL apresentou o aplicativo “Juntos pela Saúde”, que permite qualquer cidadão denunciar focos do mosquito. O download já está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem