Diretoria reeleita do SINTESP/AL continuará a luta pelo reajuste salarial de 47,94%

Recomposição é referente ao ano de 1990 e pode beneficiar cerca de 22 mil trabalhadores

 

Com 96% dos votos, foi eleita, na última terça-feira (26), a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Alagoas (SINTSEP/AL). Ao todo, 882 trabalhadores participaram do pleito de chapa única que reelegeu o dirigente Jogelson Veras à presidência da entidade com 846 votos – os demais se dividiram entre brancos (16 votos) e nulos (20 votos). O mandato da nova diretoria é de quatro anos.

Para a coleta das cédulas de votação, 32 urnas foram espalhadas pelos órgãos públicos federais de todo o estado, o que facilitou a participação dos servidores e promoveu um resultado histórico de acordo com Jogelson Veras.

“A categoria reagiu. Nós esperávamos 71% dos votos, mas tivemos 96% para continuarmos nosso trabalho à frente do SINTSEP/AL. Com este apoio, nossa linha será buscar melhor qualidade de vida para os trabalhadores, além de combater a porcentagem que é descontada da folha de pagamento dos servidores para o plano de saúde (hoje, é descontado quase 40%) e temos a proposta futura de desenvolver um trabalho de organização social à nossa categoria. Mas o principal é a nossa luta pela implantação do reajuste salarial de 47,94%”, destaca.

A recomposição salarial ressaltada por Veras é referente a uma ação dos servidores de 1990. Na época, apenas 600 trabalhadores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) foram contemplados com o reajuste, mas, depois, a ação foi arquivada. Atualmente, a ação está desarquivada por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e voltou a tramitar no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que já havia deliberado a favor dos servidores.

“A recomposição dos 47,94% só não foi realizada ainda porque a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão do Supremo, e quando a ação passou para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o desembargador negou o reajuste aos trabalhadores. Então, como o TRF5 negou a implantação, levamos a reivindicação novamente ao STJ”, explica o dirigente.

Ainda de acordo com o presidente reeleito, o objetivo da diretoria para o novo mandato ultrapassa as causas específicas dos 22 mil servidores representados pelo SINTSEP/AL. Combater “os desmandos do governo federal”, a corrupção e levantar as bandeiras das reivindicações indígenas e da proteção do Rio São Francisco também fazem parte dos planos do mandato de Jogelson Veras.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda