Diretoria reeleita do SINTESP/AL continuará a luta pelo reajuste salarial de 47,94%

Recomposição é referente ao ano de 1990 e pode beneficiar cerca de 22 mil trabalhadores

 

Com 96% dos votos, foi eleita, na última terça-feira (26), a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Alagoas (SINTSEP/AL). Ao todo, 882 trabalhadores participaram do pleito de chapa única que reelegeu o dirigente Jogelson Veras à presidência da entidade com 846 votos – os demais se dividiram entre brancos (16 votos) e nulos (20 votos). O mandato da nova diretoria é de quatro anos.

Para a coleta das cédulas de votação, 32 urnas foram espalhadas pelos órgãos públicos federais de todo o estado, o que facilitou a participação dos servidores e promoveu um resultado histórico de acordo com Jogelson Veras.

“A categoria reagiu. Nós esperávamos 71% dos votos, mas tivemos 96% para continuarmos nosso trabalho à frente do SINTSEP/AL. Com este apoio, nossa linha será buscar melhor qualidade de vida para os trabalhadores, além de combater a porcentagem que é descontada da folha de pagamento dos servidores para o plano de saúde (hoje, é descontado quase 40%) e temos a proposta futura de desenvolver um trabalho de organização social à nossa categoria. Mas o principal é a nossa luta pela implantação do reajuste salarial de 47,94%”, destaca.

A recomposição salarial ressaltada por Veras é referente a uma ação dos servidores de 1990. Na época, apenas 600 trabalhadores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) foram contemplados com o reajuste, mas, depois, a ação foi arquivada. Atualmente, a ação está desarquivada por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e voltou a tramitar no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que já havia deliberado a favor dos servidores.

“A recomposição dos 47,94% só não foi realizada ainda porque a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão do Supremo, e quando a ação passou para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o desembargador negou o reajuste aos trabalhadores. Então, como o TRF5 negou a implantação, levamos a reivindicação novamente ao STJ”, explica o dirigente.

Ainda de acordo com o presidente reeleito, o objetivo da diretoria para o novo mandato ultrapassa as causas específicas dos 22 mil servidores representados pelo SINTSEP/AL. Combater “os desmandos do governo federal”, a corrupção e levantar as bandeiras das reivindicações indígenas e da proteção do Rio São Francisco também fazem parte dos planos do mandato de Jogelson Veras.

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes