Sintes fortalece categoria de Técnicos de Segurança no Trabalho com apoio da CSB/MT

Gerir uma entidade sindical nunca foi fácil, mas em tempos de Reforma Trabalhista em voga tudo o que os líderes mais têm que ter é apoio e estratégias sérias de ações para conseguir fazer a manutenção de seus trabalhos e garantir a qualidade de vida dos seus sindicalizados. Nessa questão algo que vem somar a este fortalecimento é a vinda da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) para Mato Grosso sob a gestão de Diany Dias. Inaugurada em junho de 2017, a entidade tem contado com uma diretoria atuante que tem dado o respaldo necessário e ido ao enfrentamento nos momentos mais cruciais do embate sindical em solo mato-grossense.

Um desses sindicatos é o representado por Antonio Santana Leite Correa, atual presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Estado de Mato Grosso (Sintes/MT) e Secretário-Geral da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da CSB/MT. Em entrevista ele explica como ficou o cenário com o fim da contribuição sindical, que agora é voluntária e qual o plano de trabalho de sua pasta na entidade estadual. Se você é do segmento de Segurança do Trabalho e quer fazer parte de um sindicato e Central forte, entre em contato com o Sintes pelo telefone: (65) 99297-7250 (Antônio) ou pelo e-mail [email protected]. Quer saber como funciona tudo? Confira a entrevista abaixo:

CSB/MT – Como ficou a situação de seu sindicato com a contribuição agora ‘voluntária’?

Antônio – Já estava difícil porque o meu sindicato é especifico para técnico em segurança do trabalho. Esse segmento é muito espalhado pelo estado e, por isso, tenho dificuldade para ir até cada um dos trabalhadores e, até mesmo, fazer uma assembleia-geral porque, às vezes, não dá quórum e aí vivemos a luta de ligar para cada um deles para poder convencê-los a fazer parte do sindicato e também contribuir com a entidade e garantir sua manutenção.

CSB/MT – Conseguiu reverter? Se sim, como? Se não, como esse desfalque vai ser sanado para dar continuidade à manutenção do Sindicato?

Antônio – O sindicato, juntamente com a CSB, está montando um plano estratégico para poder reverter isso com outro benefício oferecendo para o os trabalhadores para poder receber as contribuições para poder manter a base do sindicato.

CSB/MT – Como a CSB tem ajudado o seu sindicato?

Antônio – A CSB tem nos dado muito apoio em tudo. Por exemplo: espaço para o sindicato, apoio jurídico, de comunicação e também deixa o sindicato à vontade para poder lutar pela categoria.

CSB/MT – Como é o trabalho de sua pasta?

Antônio – É fazer movimento grande e sério para que possamos prevenir os acidentes de trabalho de um modo geral através de palestras educativas, orientações, laudos, etc.

CSB/MT – Como a CSB/MT tem trabalhado nesse quase um ano de lançamento em MT?

Antônio – Na verdade assumi a pasta no final do ano e estamos montando um Plano- Piloto de Saúde e Segurança do Trabalho para poder levar para toda a base de nossos sindicatos filiados.

CSB/MT – Quantos sindicalizados seu sindicato tem?

Antônio – São 6 mil técnicos aqui no estado, mas ainda somente 200 filiados.

CSB/MT – Quais as maiores dificuldades que encontrou no trabalho que vem sendo desenvolvido como sindicalista à frente do seu sindicato e quais avanços conseguiu?

Antônio – Dificuldade é não poder trazer toda a base para o sindicato por falta de recursos para ir até onde o trabalhador está espalhado pelo estado. Já os avanços que, somente agora, estou começando a ter apoio da CSB para ir até a a base buscar o trabalhador para o sindicato.

CSB/MT – Por que fazer parte da CSB?

Antônio – Primeiro porque fui bem recebido aqui pelos companheiros, a Diany (Dias) e o Wagner (Oliveira, vice-estadual da CSB) e, segundo, porque aqui se junta força para lutar com todos e com tudo.

CSB/MT – Alguma outra consideração que ache importante ressaltar?

Antônio – Estamos montando um projeto do e-social que vem para unificar a questão de contabilidade e segurança do trabalho. Esse é um modo de o governo fiscalizar as empresas e todos outros segmentos, então trabalhamos para poder ajudar os técnicos em segurança do trabalho e as empresas também nesse segmento que, portanto, vai gerar emprego para os técnicos e, com isso, vamos fortalecer nossa base!

Fonte: CSB: MT

 

Compartilhe:

Leia mais
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil, diz pesquisa
csb-mt sinpaig redução jornada assistentes sociais cuiabá
CSB-MT e servidores de Cuiabá celebram redução da jornada para assistentes sociais
greve por redução de jornada
Três projetos sobre redução da jornada tramitam no Senado; pauta é histórica no sindicalismo
livro mpt conalis direito coletivo do trabalho
MPT abre seleção de artigos para livro sobre direito coletivo do trabalho; veja regras
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória