Sintes fortalece categoria de Técnicos de Segurança no Trabalho com apoio da CSB/MT

Gerir uma entidade sindical nunca foi fácil, mas em tempos de Reforma Trabalhista em voga tudo o que os líderes mais têm que ter é apoio e estratégias sérias de ações para conseguir fazer a manutenção de seus trabalhos e garantir a qualidade de vida dos seus sindicalizados. Nessa questão algo que vem somar a este fortalecimento é a vinda da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) para Mato Grosso sob a gestão de Diany Dias. Inaugurada em junho de 2017, a entidade tem contado com uma diretoria atuante que tem dado o respaldo necessário e ido ao enfrentamento nos momentos mais cruciais do embate sindical em solo mato-grossense.

Um desses sindicatos é o representado por Antonio Santana Leite Correa, atual presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Estado de Mato Grosso (Sintes/MT) e Secretário-Geral da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da CSB/MT. Em entrevista ele explica como ficou o cenário com o fim da contribuição sindical, que agora é voluntária e qual o plano de trabalho de sua pasta na entidade estadual. Se você é do segmento de Segurança do Trabalho e quer fazer parte de um sindicato e Central forte, entre em contato com o Sintes pelo telefone: (65) 99297-7250 (Antônio) ou pelo e-mail [email protected]. Quer saber como funciona tudo? Confira a entrevista abaixo:

CSB/MT – Como ficou a situação de seu sindicato com a contribuição agora ‘voluntária’?

Antônio – Já estava difícil porque o meu sindicato é especifico para técnico em segurança do trabalho. Esse segmento é muito espalhado pelo estado e, por isso, tenho dificuldade para ir até cada um dos trabalhadores e, até mesmo, fazer uma assembleia-geral porque, às vezes, não dá quórum e aí vivemos a luta de ligar para cada um deles para poder convencê-los a fazer parte do sindicato e também contribuir com a entidade e garantir sua manutenção.

CSB/MT – Conseguiu reverter? Se sim, como? Se não, como esse desfalque vai ser sanado para dar continuidade à manutenção do Sindicato?

Antônio – O sindicato, juntamente com a CSB, está montando um plano estratégico para poder reverter isso com outro benefício oferecendo para o os trabalhadores para poder receber as contribuições para poder manter a base do sindicato.

CSB/MT – Como a CSB tem ajudado o seu sindicato?

Antônio – A CSB tem nos dado muito apoio em tudo. Por exemplo: espaço para o sindicato, apoio jurídico, de comunicação e também deixa o sindicato à vontade para poder lutar pela categoria.

CSB/MT – Como é o trabalho de sua pasta?

Antônio – É fazer movimento grande e sério para que possamos prevenir os acidentes de trabalho de um modo geral através de palestras educativas, orientações, laudos, etc.

CSB/MT – Como a CSB/MT tem trabalhado nesse quase um ano de lançamento em MT?

Antônio – Na verdade assumi a pasta no final do ano e estamos montando um Plano- Piloto de Saúde e Segurança do Trabalho para poder levar para toda a base de nossos sindicatos filiados.

CSB/MT – Quantos sindicalizados seu sindicato tem?

Antônio – São 6 mil técnicos aqui no estado, mas ainda somente 200 filiados.

CSB/MT – Quais as maiores dificuldades que encontrou no trabalho que vem sendo desenvolvido como sindicalista à frente do seu sindicato e quais avanços conseguiu?

Antônio – Dificuldade é não poder trazer toda a base para o sindicato por falta de recursos para ir até onde o trabalhador está espalhado pelo estado. Já os avanços que, somente agora, estou começando a ter apoio da CSB para ir até a a base buscar o trabalhador para o sindicato.

CSB/MT – Por que fazer parte da CSB?

Antônio – Primeiro porque fui bem recebido aqui pelos companheiros, a Diany (Dias) e o Wagner (Oliveira, vice-estadual da CSB) e, segundo, porque aqui se junta força para lutar com todos e com tudo.

CSB/MT – Alguma outra consideração que ache importante ressaltar?

Antônio – Estamos montando um projeto do e-social que vem para unificar a questão de contabilidade e segurança do trabalho. Esse é um modo de o governo fiscalizar as empresas e todos outros segmentos, então trabalhamos para poder ajudar os técnicos em segurança do trabalho e as empresas também nesse segmento que, portanto, vai gerar emprego para os técnicos e, com isso, vamos fortalecer nossa base!

Fonte: CSB: MT

 

Compartilhe:

Leia mais
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida; entenda
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano Oliveira, presidente do Sinserpu