Sinpaig-MT promove segundo seminário de formação sindical

Evento foi pautado pela Convenção 151 da OIT, que trata de todos os servidores públicos e assegura o direito à negociação coletiva com o governo

O Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig-MT) promoveu na última sexta-feira (25) a segunda edição do Seminário de Integração e Formação Sindical. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Sinttcontas-MT).

A pauta girou em torno da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata de todos os servidores públicos e assegura o direito à negociação coletiva com o governo. Além disso, o Projeto de Lei 3831/15 previa que a negociação coletiva seja a regra permanente de solução de conflitos no serviço público. Porém, com a rejeição do texto pelo Congresso Nacional, não há obrigatoriedade de negociação coletiva para os servidores.

Outro assunto tratado foi a Previdência Complementar. “Todo servidor que ingressar no serviço público após a criação da Previdência Complementar só se aposentaria com o teto do INSS. Temos que que explicar isso aos trabalhadores. Primeiro, para definir qual é a posição final do sindicato. A princípio somos contra porque rompe-se com um sistema e cria-se um sistema novo e é um desestímulo para um ingresso de bons quadros na administração pública”, afirmou o vice-presidente da CSB Antonio Wagner de Oliveira.

Entre outros assuntos, o evento também tratou da carreira dos profissionais da Área Meio do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso e do direito previdenciário e direito constitucional.

Ao fazer um balanço do seminário, o vice-presidente afirmou que, “com a abordagem de assuntos atuais, conduzidos por palestrantes de renomes nacionais, os servidores tiveram a oportunidade de absorver pontos de interesse da categoria, principalmente, saber das nossas funções sociais”.

De acordo com a consultora jurídica da CSB Zilmara Alencar, os palestrantes e participantes estiveram no evento para “colaborar, refletir sobre quais ações e quais procedimentos, via sindicato, via federação, via central sindical, devem ser adotados em busca de uma melhor defesa da categoria de servidores públicos”, pontuou.

Para o presidente do Sinpaig-MT, Edmundo César, “encontrar soluções, levantar a estima da categoria, unificar ações jurídicas e sindicais, são pontos fundamentais para o fortalecimento das entidades sindicais e a prevenção dos direitos coletivos”.

*Com informações do site do Sinpaig-MT

 

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como