Sinpaig-MT promove segundo seminário de formação sindical

Evento foi pautado pela Convenção 151 da OIT, que trata de todos os servidores públicos e assegura o direito à negociação coletiva com o governo

O Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig-MT) promoveu na última sexta-feira (25) a segunda edição do Seminário de Integração e Formação Sindical. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Sinttcontas-MT).

A pauta girou em torno da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata de todos os servidores públicos e assegura o direito à negociação coletiva com o governo. Além disso, o Projeto de Lei 3831/15 previa que a negociação coletiva seja a regra permanente de solução de conflitos no serviço público. Porém, com a rejeição do texto pelo Congresso Nacional, não há obrigatoriedade de negociação coletiva para os servidores.

Outro assunto tratado foi a Previdência Complementar. “Todo servidor que ingressar no serviço público após a criação da Previdência Complementar só se aposentaria com o teto do INSS. Temos que que explicar isso aos trabalhadores. Primeiro, para definir qual é a posição final do sindicato. A princípio somos contra porque rompe-se com um sistema e cria-se um sistema novo e é um desestímulo para um ingresso de bons quadros na administração pública”, afirmou o vice-presidente da CSB Antonio Wagner de Oliveira.

Entre outros assuntos, o evento também tratou da carreira dos profissionais da Área Meio do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso e do direito previdenciário e direito constitucional.

Ao fazer um balanço do seminário, o vice-presidente afirmou que, “com a abordagem de assuntos atuais, conduzidos por palestrantes de renomes nacionais, os servidores tiveram a oportunidade de absorver pontos de interesse da categoria, principalmente, saber das nossas funções sociais”.

De acordo com a consultora jurídica da CSB Zilmara Alencar, os palestrantes e participantes estiveram no evento para “colaborar, refletir sobre quais ações e quais procedimentos, via sindicato, via federação, via central sindical, devem ser adotados em busca de uma melhor defesa da categoria de servidores públicos”, pontuou.

Para o presidente do Sinpaig-MT, Edmundo César, “encontrar soluções, levantar a estima da categoria, unificar ações jurídicas e sindicais, são pontos fundamentais para o fortalecimento das entidades sindicais e a prevenção dos direitos coletivos”.

*Com informações do site do Sinpaig-MT

 

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem