SINDTAXI/MA filia-se à CSB e fortalece mobilização dos taxistas no País

Filiação aprovada por unanimidade foi consolidada nesta sexta

Para fortalecer a mobilização em defesa da profissão de taxista no Brasil, ingressou às colunas de lutas da CSB, nesta sexta-feira (23), o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Caminhoneiros de Transporte de Bens (SINDTAXI/MA). Representante de mais de 9 mil profissionais de São Luís do Maranhão e região metropolitana do estado, a entidade aprovou a filiação à Central no início da semana.

À frente de uma das principais bandeiras da categoria – a promulgação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017, que pede a regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros oferecido por aplicativos como o Uber – a CSB se tornou um expoente nacional na organização e representação dos trabalhadores da área. De acordo com o vice-presidente da Entidade e dirigente do SINDTAXI/CE, Francisco Moura, “a única central sindical do Brasil que verdadeiramente veste a camisa dos taxistas é a CSB”.

“Hoje, onde tem luta de taxista, tem a presença da CSB. E o princípio do nosso compromisso com o SINDTAXI/MA é exatamente estar lado a lado com a base; é apoiar as lutas, as batalhas, as atividades do Sindicato. É estar junto onde houver luta, como já vem acontecendo com relação à aprovação do PLC 28/2017, que tramita no Senado”, afirma Moura, destacando o papel fundamental que o Sindicato de São Luís exerce na proteção e ampliação dos direitos dos profissionais.

Segundo o dirigente, “é muito importante a vinda do SINDTAXI/MA para compor a CSB por ser uma entidade atuante, combativa e com um histórico de lutas democráticas”. “Além de ser um dos maiores sindicatos de taxistas do Nordeste, é um sindicato bem articulado, centrado, participativo. Como a Central, a entidade tem estado presente nas lutas em prol dos taxistas e apoiado as mobilizações contra as reformas trabalhista e previdenciária”, ressalta.

Presidente do SINDTAXI/MA, Renato Medeiros, corrobora Moura ao salientar o trabalho ativo da CSB junto à categoria. Para o sindicalista, “a Central sempre está disposta a defender os taxistas e a trabalhar por novas conquistas”, opinião ratificada por Jean Fábio, vice-presidente do Sindicato, que complementa ao destacar a decisiva atuação da Central nas articulações da categoria a níveis municipal, estadual e nacional.

“Hoje, há uma mobilização muito grande pela defesa dos interesses da classe dos taxistas em Brasília. Foi lá que testemunhei o trabalho da CSB, deparando-me com um grupo de pessoas altamente comprometidas. Isso chamou minha atenção porque é uma Central que veste a camisa dos profissionais e só vai crescer”, conclui Fábio.

Com cinco anos de fundação, a CSB já conta com 750 sindicatos filiados e validados no Ministério do Trabalho, 30 federações, 1 confederação. Representante de mais de 5 milhões de trabalhadores, atualmente, a CSB é a quinta maior central do País.

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista