Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDPOL-RJ promove encontro para debater melhores condições trabalhistas para a categoria

SINDPOL-RJ promove encontro para debater melhores condições trabalhistas para a categoria

Assembleia histórica reuniu milhares de policiais para discutir relação com o governo

Mais de mil e duzentos policiais civis se reuniram na noite da última terça-feira (29/03) em assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (SINDPOL-RJ), filiado da CSB-RJ, no auditório do Clube Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Na pauta, além da melhoria das condições de trabalho os presentes discutiram a continuidade da negociação salarial com o governo do Estado RJ.

01 SINDPOL RJ

O presidente do SINDPOL Francisco Chao abriu os trabalhos agradecendo a presença em massa da categoria na reunião e a unidade das demais entidades presentes no ato que também compuseram a mesa, a saber: Walter Heil (COLPOL), Marcelo Gonçalves (CSB-RJ), Everton Gomes e Francisco Chao (SINDPOL-RJ), Décio (APERJ) e um representante do Sindicato dos Policiais Federais (SSDPF/RJ).

Chao antes de entrar na questão específica da pauta citou um documento subscrito por cerca de 350 delegados em apoio às reivindicações propostas pelo SINDPOL-RJ. Além disso, foi explicado que o SINDPOL manteve novos contatos com o governador Luiz Pezão que garantiu a resolução das atuais demandas conforme já anteriormente acordado com as lideranças do SINDPOL pelo seu antecessor Sérgio Cabral.

Segundo Chao, “recebi um ligação do governador Luiz Pezão que prometeu resolver, até o próximo dia 15 de maio a nossa demanda relativa ao atual abismo salarial. Segundo nossa proposta o governo deve incorporar a gratificação Delegacia legal aos nossos proventos. Acredito que ele irá cumprir o que prometeu, mas vocês (plenária) são soberanos e o que ficar decido será acatado.” concluiu.

O representante da CSB-RJ Marcelo Gonçalves prestou solidariedade com a agenda dos policiais e ratificou o compromisso da CSB com os servidores em geral. “Sabemos que a vida dos servidores é árdua. Na condição de diretor nacional da CSB, que abriga o SINDPOL, deixo aqui nosso apoio incondicional na articulação política junto aos segmentos que forem necessários para chegarmos à vitória tão aguardada.” Finalizou.

Para Everton Gomes, também do SINDPOL-RJ, a mobilização de tantos policiais era a primeira vitória deste movimento. “Estamos mudando a cultura de nossa categoria. Hoje vejo que depois de muitos anos estes profissionais estão se vendo enquanto classe e começando de fato a exigir seus direitos. Precisamos agora nos manter mobilizados e termos paciência para garantir que nosso pleito seja atendido. Não é hora de radicalizarmos, falta muito pouco para o prazo estipulado pelo próprio governo acabar. Vamos dar este crédito, todavia se eles não cumprirem suas promessas devemos estar de pé para aí sim lhe enfrentarmos com todo vigor. A hora é de sermos racionais e prudentes. Tenho certeza que a vitória virá. Caso não chegue continuaremos na luta.” Sentenciou Everton.

Todos que tiveram direito a fala destacaram a mobilização dos policiais civis na assembleia e defenderam a necessidade de manter uma agenda do sindicato nos próximos dias preparando a categoria para a posição que o governo assumir.

Por fim foram votadas as deliberações:

  • Sindicalização de novos policiais para fortalecer cada vez mais o sindicato na condução de melhorias para a categoria.
  • Presença dos Policiais Civis nas galerias da ALERJ, 30/04, a partir das 14 horas, de camisa cinza e/ou distintivo, para acompanhar o apoio dos deputados ao pleito de da categoria e as votações do interesse da categoria;
  • Criação de uma Comissão de Mobilização para conduzir todo o trabalho até o dia 15 de maio;
  •  Realização de uma nova Assembleia após o dia 15 de maio, caso o Governo deixe de cumprir o que foi acordado, até esta data, podendo votar um indicativo de greve.

Fonte – CSB –  RJ

*Fabio Pequeno