Dirigentes do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal se reuniram com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-DF), Alessandro Santos, nesta quinta-feira (11). Entre outras pautas, um dos assuntos principais foi um dos itens do relatório realizado pelo Ministério Público, que recomenda o GDF a pagar o grau máximo de insalubridade a todos os agentes de atividade penitenciárias.
O governo não está seguindo a recomendação de realizar o pagamento. O sindicato esteve no MPT-DF para solicitar que o órgão cobre o GDF a fim de implementar o pagamento em grau máximo. Correndo o risco de o governo responder por improbidade administrativa.
O Sindpen-DF também alertou na reunião sobre o ambiente de trabalho nos presídios, em especial nas unidades em que se verificou um surto de caxumba nos últimos dias. Solicitamos ao MPT-DF que seja cobrado do Governo do Distrito Federal, a vacinação de todos os servidores, não apenas das unidades que apresentaram surto da doença. A falta de efetivo e as más condições de trabalho em que a categoria está submetida, com foco na precariedade dos alojamentos dos agentes, também estiveram na pauta do encontro.
O Sindpen-DF defende e cobra a criação de novas vagas e celeridade no concurso público.
Fonte: Sindpen-DF