SINDPEN-DF proporciona qualificação profissional para os gestores do sistema penitenciário do DF

O curso foi ministrado pela equipe da Mongeral Aegon, empresa parceira do sindicato na prestação de seguro de vida

Visando o aperfeiçoamento profissional dos agentes de atividades penitenciárias do DF, o SINDPEN-DF proporcionou curso de qualificação, nesta terça-feira (23/03), para os que ocupam cargos de chefias no Sistema Penitenciário.  O curso foi ministrado pela equipe da Mongeral Aegon, empresa parceira do sindicato na prestação de seguro de vida.  O curso aconteceu no CDP, com a presença de aproximadamente 30 agentes.

Liderança e Chefia foi o tema selecionado para ocasião, onde foram abordadas as diferenças que cada perfil profissional adota em sua gestão. Esteve presente também, o Subsecretário do Sistema Penitenciário do DF (SESIPE), João Lóssio, que parabenizou a iniciativa do SINDPEN-DF por proporcionar o curso para a categoria. “Esse curso é importante para adquirir experiência. Sou delegado há 20 anos e nunca tive um curso desses. É importante qualificar nossos gestores para o que estar por vir“, afirma.

Diogo Ernesto, Diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) agradeceu a presença dos agentes presentes. “Hoje temos um momento de aprendizado, aproveitem a oportunidade para aprimorar suas capacidades”, acrescenta.

Presidente do SINDPEN-DF, Leandro Allan anunciou um ciclo de cursos profissionais que serão oferecidos a partir de agora para todos os agentes do Sistema Penitenciário do DF.  “Vamos pegar como exemplo o que aprendemos hoje para aplicar no nosso dia a dia”, lembra. Leandro ainda ressaltou a importância da gestão do Subsecretário João Lóssio. “O CDP é a unidade que mais produz, sem desmerecer as outras, por isso, devemos agradecer essa oportunidade ao Doutor Lóssio, pois ele quem decidiu que a primeira direção seria para o CDP e, também escolheu o Ernesto para o cargo”, destaca.  O SINDPEN-DF vem observando o trabalho de cada um da categoria e parabeniza o empenho para fazer acontecer a família AGEPEN-DF. “Estamos depositando todas as fichas em vocês, parabenizo e agradeço por serem as células multiplicadoras”, diz Leandro Allan.

Na tentativa de extrair o máximo de cada servidor, chefes e líderes são facilmente detectados, se seus hábitos e atitudes forem colocados em evidência ao se depararem com a tomada de uma importante decisão. Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para o clima organizacional, pois uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente.  Aprender a liderar e ser aptos a conduzir as pessoas de uma maneira positiva traz resultados satisfatórios.

  • Um chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

  • Um líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Instrumentos do Líder: 

  1. Entusiasmo: Estabeleça um objetivo (é a inspiração),crie estratégias para atingi-lo. Imagine a satisfação em alcança-lo.
  2. Jovialidade: Seja mais descontraído. Evite a formalidade excessiva;
  3. Espírito Altruísta: Habitue-se a reconhecer em público as contribuições dos demais;
  4. Calma: A calma vem com o autocontrole e pensar requer autodisciplina.
  5. Coerência: Não titubeie. Não seja de humor inconstante. Formule suas normas de conduta e guie-se por elas;
  6. Compreensão Empatia: Elimine as barreiras físicas, mentais e emocionais da comunicação;
  7. Simplicidade: Seja simplesmente objetivo. Evite os excessos. Não complique o seu trabalho;
  8. Franqueza: Não rejeite os fatos por mais desalentadores, decepcionantes ou lastimosos que possam ser;
  9. Voz e vocabulário: Cultive o tom de voz e um modo de falar agradável e inteligente. Não desperdice palavras. Se não tem nada a dizer, não diga nada;
  10. Firmeza: Pense e assuma suas responsabilidades com integridade, mas sem fechar a porta para a razão;
  11. Tato: Nasce da consideração à personalidade dos demais. Não fira os sentimentos ou amor próprio das pessoas. Seja comedido. Respeite opiniões diferentes da sua. Saber ouvir é uma arte;
  12. Paciência e tolerância: Descubra qual é o índice de assimilação da sua equipe diante de novas ideias e paradigmas. Não constranja sua equipe;
  13. Formalidade: Não é endurecimento ou pompa. Surge quando assumimos seriamente as responsabilidades e o desejo de desempenhar melhor as obrigações;
  14. Cortesia: Faça da cortesia um hábito. Como líder, você deve dar exemplo. Aplique-a sem discriminação;
  15. Justiça e verdade: Para se mostrar genuinamente justo e verdadeiro, tem que ser de fato. Mantenha a coerência entre suas ideias e suas ações e terá estreitos vínculos de lealdade.

Ao final do Workshop foi realizada uma dinâmica com os gestores, que constituiu na entrega de um teste de perfil comportamental, onde o resultado significou os traços da personalidade de cada agente, correlacionados ao comportamento da águia, tubarão, gato e do lobo.

Fonte: Sindpen-DF

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil