Sindodonto/PB protesta durante audiência pública na ALPB

Cirurgiões-dentistas exigem salários compatíveis com as atividades exercidas pelos profissionais

Em defesa da criação de um piso salarial nacional para os odontologistas do Sistema Único de Saúde (SUS), cirurgiões-dentistas realizaram protesto, dia 07/04, durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Liderada pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado (Sindodonto/PB), a manifestação reuniu representações de cada um dos 223 municípios para reivindicar cumprimento da Constituição Federal.

Com os cartazes “Queremos audiência urgente!” e “Sindodonto/PB repudia os baixos salários pagos aos cirurgiões-dentistas”, os servidores exigiram respeito ao Inciso V, do Art. 7º da Constituição. De acordo com o documento, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social um “piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho”.

“Na mobilização, nós trabalhamos em duas frentes: uma pedindo acesso à saúde bucal para a sociedade brasileira e outra para que a categoria receba um salário compatível com a complexidade da atividade exercida, porque eles exercem as mesmas funções que um médico – aplicam anestesia, receitam medicamentos, realizam cirurgias e dão atestado”, destaca a vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato, Joana Batista Oliveira Lopes.

Representando mais de 66 mil servidores do SUS no Brasil e 5,6 mil na Paraíba, a também presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) levantou a bandeira a respeito da melhoria nas condições de trabalho dos servidores e repudiou a abertura de concursos públicos que pretendem pagar apenas 7,5% do piso de R$ 12 mil reivindicado pela categoria.

As0e4bHktQlwzBltTBZ_dqRGZ9VZSsB5GiEZPu59Clrg“Tem dentista pagando para trabalhar. Os concursos públicos estão pagando R$ 900 para os profissionais. Nós estamos na batalha pela aprovação do piso da categoria, mas desde 2008 que a Federação luta para que esse piso seja aprovado. Estamos aqui pedindo ajuda porque queremos que a Constituição seja cumprida, com piso salarial proporcional à extensão do trabalho”, discursou.

Presente na audiência, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), presidente da Comissão de Saúde da ALPB, se comprometeu a montar uma força-tarefa junto a todas as assembleias estaduais e buscar apoio nos entes federados para levar a reivindicação da categoria ao Poder Executivo Federal. De acordo com informações da Assembleia Legislativa da Paraíba, o parlamentar reconhece a situação dos dentistas e defende políticas públicas para os trabalhadores. “Os cirurgiões lutam por justa remuneração, por conta dos baixos salários pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde”, disse na audiência.

Apesar das promessas da administração pública do estado, Joana Batista Oliveira Lopes garante que a categoria não parará com as manifestações até que se encontre uma solução justa ao trabalhador. “Nós vamos intensificar nossas ações com protestos nas ruas, assembleias, câmaras e nas portas das secretarias dos municípios”, assegura.

Na próxima quinta-feira (05/05), os servidores se concentrarão em frente à Secretaria de Saúde de João Pessoa, às 10h30, para uma nova mobilização. Segundo a dirigente, não foi deflagrada uma greve até o momento para preservar a população já carente de um serviço de saúde bucal digno.

Homenagem

No cinquentenário do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO/DF), a vice-presidente da CSB e presidente do Sindodonto/PB e da FNO será homenageada em solenidade. O evento acontecerá, dia 16 de agosto de 2016, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto. Em respeito ao trabalho desenvolvido pela dirigente no movimento sindical, a CSB parabeniza Joana Lopes e reitera seu total apoio a todos os odontologistas brasileiros.

Compartilhe:

Leia mais
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais sindicais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf
gabriel galípolo banco central
Deputados desmontam juros criminosos de Galípolo durante homenagem ao BC na Câmara
sindpd-sp inclusão dia mundial autismo
Dia Mundial do Autismo: Sindpd-SP segue firme na luta pela inclusão