Sinditaxi realiza 28ª Festa dos Taxistas em Fortaleza

Durante o evento, que teve apoio da CSB, sindicalistas entregaram pauta de reivindicações para candidatos ao governo do Estado e ao Senado

O Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi) realizou, no dia 31 de agosto, a 28ª Festa dos Taxistas em Fortaleza. A CSB patrocinou o encontro e foi representada por Itamar Kunert, diretor da Central. No evento, a categoria entregou a pauta de reivindicações para os candidatos ao governo do Estado e ao Senado. O documento solicita a criação e regularização de novos postos para atendimento do serviço de táxi no Ceará. Também foram requisitados a padronização e regulamentação dos serviços prestados pela categoria em todos os municípios cearenses, o combate à pirataria no transporte e segurança pública eficiente.

De acordo com Vicente de Paula, presidente do Sinditaxi, é necessário que haja a regulamentação do serviço de táxi no Brasil inteiro. “Hoje existe muita ilegalidade no transporte, por isso precisamos de uma lei e fiscalização mais efetivas. Somos um setor importante para a economia nacional, e a organização da categoria com o auxilio de leis nos fará mais fortes”, afirma.

Segundo Francisco Moura, diretor do sindicato e representante da Central no Ceará,  a estimativa é a de que o Estado tenha cerca de 10 mil táxis e 20 mil taxistas. “Porém são  poucos os municípios que têm o serviço de táxi legalmente funcionando, ou seja, regulamentado e padronizado pelas prefeituras. Falta por parte dos prefeitos vontade para enxergarem a importância desse fundamental serviço. Essa é a nossa principal reivindicação, e é preciso que os governantes tomem uma posição com rapidez”, avalia.

Para Itamar Kunert, a festa foi importante não só para celebrar a união da categoria, mas por ser o momento de defender os direitos dos taxistas. “A missão da CSB e dos sindicatos é lutar por melhores condições para todos os trabalhadores. Só teremos um país com melhores oportunidades se todos lutarem.  Cobraremos dos candidatos eleitos o cumprimento das reivindicações e a abertura do diálogo para que as conquistas sejam possíveis”, disse o diretor.

O evento contou com atrações artísticas, além da prestação de serviços, como exames de diabetes e anemia. Cerca de 5 mil pessoas participaram da celebração.

 

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara