Sinditaxi realiza 28ª Festa dos Taxistas em Fortaleza

Durante o evento, que teve apoio da CSB, sindicalistas entregaram pauta de reivindicações para candidatos ao governo do Estado e ao Senado

O Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi) realizou, no dia 31 de agosto, a 28ª Festa dos Taxistas em Fortaleza. A CSB patrocinou o encontro e foi representada por Itamar Kunert, diretor da Central. No evento, a categoria entregou a pauta de reivindicações para os candidatos ao governo do Estado e ao Senado. O documento solicita a criação e regularização de novos postos para atendimento do serviço de táxi no Ceará. Também foram requisitados a padronização e regulamentação dos serviços prestados pela categoria em todos os municípios cearenses, o combate à pirataria no transporte e segurança pública eficiente.

De acordo com Vicente de Paula, presidente do Sinditaxi, é necessário que haja a regulamentação do serviço de táxi no Brasil inteiro. “Hoje existe muita ilegalidade no transporte, por isso precisamos de uma lei e fiscalização mais efetivas. Somos um setor importante para a economia nacional, e a organização da categoria com o auxilio de leis nos fará mais fortes”, afirma.

Segundo Francisco Moura, diretor do sindicato e representante da Central no Ceará,  a estimativa é a de que o Estado tenha cerca de 10 mil táxis e 20 mil taxistas. “Porém são  poucos os municípios que têm o serviço de táxi legalmente funcionando, ou seja, regulamentado e padronizado pelas prefeituras. Falta por parte dos prefeitos vontade para enxergarem a importância desse fundamental serviço. Essa é a nossa principal reivindicação, e é preciso que os governantes tomem uma posição com rapidez”, avalia.

Para Itamar Kunert, a festa foi importante não só para celebrar a união da categoria, mas por ser o momento de defender os direitos dos taxistas. “A missão da CSB e dos sindicatos é lutar por melhores condições para todos os trabalhadores. Só teremos um país com melhores oportunidades se todos lutarem.  Cobraremos dos candidatos eleitos o cumprimento das reivindicações e a abertura do diálogo para que as conquistas sejam possíveis”, disse o diretor.

O evento contou com atrações artísticas, além da prestação de serviços, como exames de diabetes e anemia. Cerca de 5 mil pessoas participaram da celebração.

 

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social