Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-BA: Sindimúsicos apresenta pauta a superintendente do Trabalho na Bahia

CSB-BA: Sindimúsicos apresenta pauta a superintendente do Trabalho na Bahia

Representantes da CSB-BA e do Sindimúsicos-BA se reuniram nesta quinta-feira (14) com a superintendente regional do Trabalho na Bahia, Fátima Freire, para uma conversa centrada nas condições de trabalho dos músicos profissionais do estado.

Pela CSB, participaram do encontro o vice-presidente, José da Conceição, e o coordenador, Marcos Rogério. Já o Sindimúsicos foi representado pelo presidente Sidney Zapatta e pelo diretor de relações institucionais, Kilson Melo.

Relacionada: Antonio Neto prestigia evento em homenagem ao Dia dos Músicos em Salvador

Melo apresentou à superintendente a proposta de convenção coletiva dos músicos profissionais para o período 2024/2025, que será discutida em assembleia da categoria em janeiro do próximo ano.

Os dirigentes do Sindimúsicos também falaram de necessidade de um planejamento para que se aplique a Portaria 1486 Ministério Público do Trabalho, de 3 de junho de 2022, que criou as notas contratuais para músicos profissionais, além de apresentarem um panorama do Carnaval de Salvador e da temporada de navios e cruzeiros, essenciais para a economia da cidade e muito dependente do trabalho dos músicos.

“O Estado da Bahia precisa reconhecer e tratar melhor não só os grandes artistas, mas seus músicos profissionais. Esta convenção que apresentamos, se aprovada, será um divisor de águas para nossa categoria, pois busca de uma vez dar o respeito, dignidade e segurança que os músicos profissionais baianos merecem, mas infelizmente hoje ainda estão expostos a diversos riscos até de morte e invalidez exercendo a profissão”, disse Zapatta.

Veja também: Sindicalistas discutem fortalecimento da negociação coletiva em encontro da CSB-BA