Em passagem por Salvador para a plenária sindical da CSB-BA, o presidente nacional da CSB, Antonio Neto, prestigiou um evento cultural nesta quarta-feira (22) em homenagem ao Dia dos Músicos, no Pelourinho.
O presidente do Sindimusicos-BA (Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado da Bahia), Sidney Zapatta, convidou Neto para uma apresentação do artista Pretinho no famoso bairro de Salvador e conhecer os trabalhadores que o sindicato representa.
Relacionada: Sindicalistas discutem fortalecimento da negociação coletiva em encontro da CSB-BA
Enquanto a informalidade tem crescido no país, especialmente após a reforma trabalhista de 2017, os músicos profissionais sofrem ainda mais, com informalidade e falta de proteção trabalhista muito acima da média geral (veja dados).
Para alertar para essa realidade, o Sindimusicos solicitou uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador em homenagem ao Dia dos Músicos, pedido que foi levado pelo vereador Mauricio Trindade e acatado pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz.
A sessão será nesta quinta-feira (23), a partir das 18h, no plenário Cosme de Farias.
O evento contará com a presença da vice-prefeita, Ana Paula Matos, a superintendente do Ministério do Trabalho na Bahia Fátima Freire, o secretário de Relações Intitucionais, Luiz Caetano, além músicos, artistas e gestores, numa demonstração de reconhecimento da importância da categoria para a economia local, movida em grande parte pela cultura e turismo.