Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDIERJ conquista redução da jornada para 40 horas em Convenção Coletiva

SINDIERJ conquista redução da jornada para 40 horas em Convenção Coletiva

Sindicato conseguiu também reajuste de 10,36% nos salários e no vale-refeição

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Cursos e Treinamento de Informática, Lan House, Cyber Café, Manutenção e Reparação de Máquinas de Escritório do Estado do Rio de Janeiro (SINDIERJ) assinou na última semana a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válida por dois anos, com o Sindicato da Indústria de Informática, de Telecomunicações, de Produção de Software, Componentes no Estado do Rio de Janeiro (SINDITEC). Entre as principais conquistas estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o reajuste de 10,36% nos salários e no auxílio-refeição.32390739-a1b6-4a57-a0a9-90e84c1db0b2

Segundo o membro da Direção Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e presidente da SINDIERJ, Claudemis Lopes da Cunha, a conquista é muito importante para os trabalhadores. “Foi feita uma redução de carga horária sem reduzir os salários, e isso foi na contra mão do desemprego. Com isso, os trabalhadores poderão dar mais atenção para suas famílias e também investir em cursos de qualificação profissional”, disse o dirigente, que acredita na abertura de novos postos de trabalho.

Ainda segundo Cunha, foram necessários 92 dias de negociações para fechar o acordo. Além do reajuste nos valores dos salários e do auxílio-refeição, outros benefícios foram conquistados. “Tivemos boas vitórias, como auxílio-creche, que era de 20% e conseguimos aumentar para 30%, e a licença-paternidade, que passou para 20 dias”, disse o dirigente da CSB.

De acordo com o presidente do SINDIERJ, o sindicato patronal garantiu que se alguma empresa não cumprir as cláusulas da Convenção, a entidade irá fiscalizar juntamente com o SINDIERJ. Essas alterações beneficiam aproximadamente 13 mil trabalhadores.

O acordo passou a valer desde o último dia 17, data em que foi assinada a Convenção Coletiva Coletiva.