Presidente Venceslau volta a ter estrutura do Ministério do Trabalho

Presidente Venceslau, cidade localizada na região de Presidente Prudente (SP), voltará a ter uma agência do Ministério de Trabalho e Emprego. A reabertura do posto, acertada em reunião na manhã desta segunda-feira, é resultado da soma de esforços de sindicatos filiados à CSP, da Prefeitura Municipal da cidade e do superintendente regional do trabalho, José Roberto Melo.

O órgão do governo federal teve suas atividades encerradas no mês de janeiro de 2011. Desde então, a emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego foi direcionada ao Posto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo de São Paulo. Já a homologação de rescisão de contrato de trabalho e demais serviços foram transferidos para a unidade do MTE de Presidente Prudente, o que tem causado grandes transtornos para os cidadãos que buscam por tais serviços.

Segundo José Roberto Melo, o posto foi fechado devido à falta de funcionários no Ministério do Trabalho.  “Dificuldades nos temos, mas estamos trabalhando para equipar o Ministério do Trabalho com o propósito de melhor atender a população”, disse Melo.

A reabertura do posto em Venceslau será possível através de uma parceria com a Prefeitura, que cederá funcionário e as instalações para o seu funcionamento. “Hoje é uma data importante para Venceslau porque estamos recuperando mais uma estrutura pública em nosso município. O posto irá beneficiar toda a região, especialmente os trabalhadores, os mais prejudicados com esta situação”, disse o prefeito Ernane Erbella.

Para o presidente da CSP, Antonio Neto, o esforço conjunto dos entes envolvidos tem seus aspectos positivos, mas mostra uma situação negativa doo governo federal. “É muito importante ter esta união e mobilização para melhorarmos a vida das pessoas. Contudo, a situação chegou a este ponto porque o Ministério do Trabalho vem passando por um processo de desmonte continuado. Faltam funcionários, falta estrutura, falta modernização dos sistemas internos, enfim, precisamos urgentemente reverter este quadro perverso pelo qual passa o MTE”, destacou Neto.

Fonte: Assessoria CSP

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores