Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicatos pedem mais espaço na gestão do Sistema S em encontro com Lula

Sindicatos pedem mais espaço na gestão do Sistema S em encontro com Lula

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, participou nesta quinta-feira (1º) de um encontro do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com diversas entidades sindicais em Brasília. Uma das reivindicações apresentadas a Lula é maior participação na gestão do Sistema S. 

A pauta é uma demanda antiga dos representantes dos trabalhadores, que querem paridade na gestão dos conselhos (nacional, fiscal e regional) do Sesi, do Senai, do Sesc e do Senac, ou seja, que haja a mesma quantidade de cadeiras para sindicatos dos trabalhadores e sindicatos patronais. 

Além disso, os sindicalistas pediram rotatividade no comando das organizações, com revezamento entre nomes das duas categorias, pois argumentam o Sistema S é financiado por valores descontados da folha de pagamento dos funcionários. Assim, ambas as partes da relação deveriam ter voz igual nos conselhos. 

Custeio  

Durante a reunião, foi discutida também a proposta elaborada pelas centrais sindicais para custeio das entidades, que tiveram perda brusca de 99% de sua receita desde o fim do imposto sindical com a Reforma Trabalhista de 2017. 

A ideia não é voltar com o imposto, e sim implementar uma taxa negociada, que não seria obrigatória e teria o percentual estabelecido pelos próprios trabalhadores por meio de votação em assembleia. 

Nesse sistema, os sindicatos ficariam responsáveis por cuidar da transparência do processo, edital de publicação e divulgação ampla das assembleias. 

Além da CSB, participaram do encontro representantes de mais 21 entidades, como CUT, CTB, UGT, NCST, Força Sindical, Conlutas, FUP e Apeoesp. 

Leia também: CSB participa do Governo de Transição para discutir mundo do trabalho