Dirigentes sindicais também trataram do I Encontro Nacional de Servidores Públicos da Central e do congresso dos agentes penitenciários
Dirigentes sindicais de entidades filiadas à CSB se reuniram nesta quinta-feira (26/03), na sede da Federação dos Servidores Municipais do Espírito Santo (Fespumees), para dialogar sobre o avanço da Central em busca de novas alianças e filiações no Estado. A reunião contou com a representação de Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, e dos presidentes da Fespumees, Jorge Nascimento, e do Sindopem, José Silva Filho, além de outras lideranças sindicais do Espírito Santo.
Durante o encontro, representantes discutiram a luta da CSB pela preservação dos direitos legítimos dos trabalhadores que, no cenário atual, têm sido colocados à prova recorrentemente. Por entender a necessidade de um esforço consonante dos sindicatos, os dirigentes buscam o fortalecimento da entidade e a expansão do diálogo com representantes do governo, cuja ordem maior é o compromisso com a classe trabalhadora.
“Vemos que a CSB tem um futuro grandioso no Espírito Santo, pois é uma central que está comprometida com a organização dos sindicatos no Estado. Nossa única obrigação é com a classe trabalhadora. Abriu-se uma possibilidade muito grande de crescimento da Central, em que várias categorias estão se mostrando interessadas em se filiar”, destacou o secretário-geral.
A reunião também abordou detalhes da organização e programação do I Encontro Nacional dos Servidores Públicos da CSB, a ser realizado em Aracruz-ES, entre os dias 22 e 24 de abril. O evento tem por propósito apontar soluções aos problemas da categoria, como a regulamentação da Convenção 151 da OIT, previdência social dos servidores públicos da União, estados e municípios, a terceirização na administração pública, licença sindical, qualificação do servidor público, assistência médica e reajuste dos vencimentos.
Congresso dos agentes penitenciários
A agenda da CSB no Espírito Santo também incluiu a participação na abertura do Congresso Nacional da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (Febrasp), presidido por Leandro Allan Vieira (Sindpen-DF), em Vila Velha. O evento contou com ao menos oito entidades de representação da categoria nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Sergipe, Paraná e Espírito Santo.
No encontro, os dirigentes sindicais têm debatido, além de outros contornos, as pautas que irão nortear as lutas do movimento nos próximos quatro anos, em que a aliança com a CSB terá grande importância. Para Alvaro Egea, no diálogo com sindicalistas que representam agentes penitenciários, tornou-se evidente o pacto da Central com os sindicatos da base.
“A CSB se coloca à disposição da luta destes trabalhadores para fortalecer e ser um importante instrumento na resistência desta categoria. Somos solidários à mobilização dos agentes penitenciários, dos estados que estavam presentes no Congresso, no sentido de encampar as lutas da categoria: seja por negociação salarial, abertura de diálogo com governos, por reivindicações de melhorias das condições de trabalho e ou mesmo de segurança”, disse.
O secretário-geral também lembrou as ações de apoio da entidade que resultaram em vitorias para a categoria. “Lembramos que a Central participou ativamente da luta pela conquista do porte de armas, uma grande conquista para os agentes e que tem a marca da CSB”, completou.
Egea aproveitou a ocasião para estender aos dirigentes sindicais convite aos programas de formação que a Central promove para capacitar representantes do movimento sindical e para aprimorar a capacidade de diálogos em negociações coletivas.