Sindicalistas debatem a proposta de orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador para 2017

Conselho deliberativo do FAT também discutiu o calendário de pagamento do abono salarial

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), do qual a CSB faz parte, se reuniu na quarta-feira (29) de junho, na sede do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), para debater a proposta de orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – exercício 2017, e o calendário de pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2015.

_MG_1840

A Central dos Sindicatos Brasileiros foi representada na reunião pelos membros da Banca dos Trabalhadores no CODEFAT José Avelino Pereira (Chinelo), vice-presidente da CSB, e por Ernesto Luiz Pereira, assessor parlamentar da Central.

Durante a reunião foi decidido que o FAT contará com um orçamento de R$75,4 bilhões em 2017. O Fundo é o responsável pela liberação de recursos para pagamento aos trabalhadores dos benefícios do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial, além de fomentar políticas de geração de emprego e renda.

Segundo José Avelino Pereira, o orçamento apresentado pelo o governo foi aprovado com ressalvas, já que governo propôs pagar de forma parcelada o abono-salarial para o ano-base 2017. “O abono salarial é um benefício concedido ao trabalhador muito importante, principalmente em um período de crise econômica em que o desemprego é crescente. O valor pago pelo abono irá injetar milhões de reais na economia nacional, por isso é inviável querer parcelar o pagamento do benefício”, afirmou o dirigente. Chinelo ainda ressaltou que as políticas patrocinadas pelo FAT são muito importantes para retomada do crescimento econômico nacional.

“Esta é a primeira reunião que a CSB participa efetivamente como membro do Codefat, e isso é muito importante, porque somos uma Central que tem um único lado, que é o do trabalhador. Não mediremos esforços para garantir que nenhum benefício seja retirado da classe trabalhadora”, ressaltou Pereira.

Abono salarial

O benefício referente ao ano-base 2015 deve ser pago a 22,3 milhões de trabalhadores. O abano salarial começa a ser pago a partir de 28 de julho, seguindo as novas regras definidas pela Medida Provisória 665. De acordo com a MP,  o valor do abono salarial a ser pago aos trabalhadores está associado ao número de meses trabalhados no ano anterior. Deste modo, quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário mínimo, e não 100% como determinava a antiga regra.

Tem direito ao Abono Salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada, e exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015. Para sacar o benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. O empregador precisa ter relacionado o empregado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue ao Ministério do Trabalho.

Confira o cronograma de pagamento do abono salarial publicado pelo do Ministério do Trabalho e Previdência Social:

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL | EXERCÍCIO 2016/2017
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL – PIS

NAS AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

I – O crédito em conta para correntistas da CAIXA será efetuado a partir de julho/2016 conforme tabelas abaixo:


CRÉDITO EM CONTA PARA CORRENTISTAS DA CAIXA

II – Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 4º, desta Resolução) no período de 03.11.2016 a 30.06.2017.

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL | EXERCÍCIO 2016/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO – PASEP

NAS AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL S.A.

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL