SINAB lança campanha nacional de sindicalização

Entidade luta pela valorização dos aposentados e pensionistas

O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB) lançou, nesta quarta-feira (11), a campanha nacional de sindicalização da entidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 32 milhões de aposentados e pensionistas. O sindicato é um forte instrumento de luta para os trabalhadores que não estão mais na ativa.

IMG_7470

Para Lúcio Bellentani, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil e ex-metalúrgico, uma entidade composta por militantes do movimento sindical aposentados é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a luta dos trabalhadores.  “Este é um dos nossos maiores diferenciais. Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito dos aposentados e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores nativos e inativos junto ao governo. Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los”, explicou.

“Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foi fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte e o 13º salário. A aposentadoria também é fruto da luta sindical. E entre as nossas principais bandeiras estão a luta pelo fim do fator previdenciário e pela recuperação do poder aquisitivo das aposentadorias”, afirmou o presidente.

Bellantani explica que para o SINAB ser combativo na luta em defesa dos aposentados, é necessário que cresça o número de aposentados sindicalizados, assumindo também o papel de estimular essa luta. “A união da classe trabalhadora é fundamental para qualquer conquista que beneficie o proletariado. Nós pedimos para que os aposentados brasileiros se unam a nós na luta por um Brasil mais justo”, disse.

Segundo Ismael de Souza, tesoureiro da entidade, o principal objetivo do sindicato é construir ações junto aos poderes públicos e a sociedade, que garantam avanços na agenda dos trabalhadores aposentados.  “Isso inclui a luta por um indicador específico de correção das aposentadorias, já que a inflação para os aposentados é maior que a média da população, subsídios em medicamentos e outros produtos”, argumentou.

“O sindicato, além de ser um instrumento de luta dos aposentados, também ajuda a diminuir o impacto do custo de vida, oferecendo descontos nos medicamentos e planos de saúde por meio de convênios com drogarias e planos médicos. O SINAB também oferece assistência jurídica gratuita para todos os associados”, contou Souza.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial