SINAB lança campanha nacional de sindicalização

Entidade luta pela valorização dos aposentados e pensionistas

O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB) lançou, nesta quarta-feira (11), a campanha nacional de sindicalização da entidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 32 milhões de aposentados e pensionistas. O sindicato é um forte instrumento de luta para os trabalhadores que não estão mais na ativa.

IMG_7470

Para Lúcio Bellentani, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil e ex-metalúrgico, uma entidade composta por militantes do movimento sindical aposentados é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a luta dos trabalhadores.  “Este é um dos nossos maiores diferenciais. Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito dos aposentados e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores nativos e inativos junto ao governo. Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los”, explicou.

“Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foi fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte e o 13º salário. A aposentadoria também é fruto da luta sindical. E entre as nossas principais bandeiras estão a luta pelo fim do fator previdenciário e pela recuperação do poder aquisitivo das aposentadorias”, afirmou o presidente.

Bellantani explica que para o SINAB ser combativo na luta em defesa dos aposentados, é necessário que cresça o número de aposentados sindicalizados, assumindo também o papel de estimular essa luta. “A união da classe trabalhadora é fundamental para qualquer conquista que beneficie o proletariado. Nós pedimos para que os aposentados brasileiros se unam a nós na luta por um Brasil mais justo”, disse.

Segundo Ismael de Souza, tesoureiro da entidade, o principal objetivo do sindicato é construir ações junto aos poderes públicos e a sociedade, que garantam avanços na agenda dos trabalhadores aposentados.  “Isso inclui a luta por um indicador específico de correção das aposentadorias, já que a inflação para os aposentados é maior que a média da população, subsídios em medicamentos e outros produtos”, argumentou.

“O sindicato, além de ser um instrumento de luta dos aposentados, também ajuda a diminuir o impacto do custo de vida, oferecendo descontos nos medicamentos e planos de saúde por meio de convênios com drogarias e planos médicos. O SINAB também oferece assistência jurídica gratuita para todos os associados”, contou Souza.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como