SINAB lança campanha nacional de sindicalização

Entidade luta pela valorização dos aposentados e pensionistas

O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB) lançou, nesta quarta-feira (11), a campanha nacional de sindicalização da entidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 32 milhões de aposentados e pensionistas. O sindicato é um forte instrumento de luta para os trabalhadores que não estão mais na ativa.

IMG_7470

Para Lúcio Bellentani, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil e ex-metalúrgico, uma entidade composta por militantes do movimento sindical aposentados é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a luta dos trabalhadores.  “Este é um dos nossos maiores diferenciais. Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito dos aposentados e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores nativos e inativos junto ao governo. Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los”, explicou.

“Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foi fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte e o 13º salário. A aposentadoria também é fruto da luta sindical. E entre as nossas principais bandeiras estão a luta pelo fim do fator previdenciário e pela recuperação do poder aquisitivo das aposentadorias”, afirmou o presidente.

Bellantani explica que para o SINAB ser combativo na luta em defesa dos aposentados, é necessário que cresça o número de aposentados sindicalizados, assumindo também o papel de estimular essa luta. “A união da classe trabalhadora é fundamental para qualquer conquista que beneficie o proletariado. Nós pedimos para que os aposentados brasileiros se unam a nós na luta por um Brasil mais justo”, disse.

Segundo Ismael de Souza, tesoureiro da entidade, o principal objetivo do sindicato é construir ações junto aos poderes públicos e a sociedade, que garantam avanços na agenda dos trabalhadores aposentados.  “Isso inclui a luta por um indicador específico de correção das aposentadorias, já que a inflação para os aposentados é maior que a média da população, subsídios em medicamentos e outros produtos”, argumentou.

“O sindicato, além de ser um instrumento de luta dos aposentados, também ajuda a diminuir o impacto do custo de vida, oferecendo descontos nos medicamentos e planos de saúde por meio de convênios com drogarias e planos médicos. O SINAB também oferece assistência jurídica gratuita para todos os associados”, contou Souza.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem