SINAB lança campanha nacional de sindicalização

Entidade luta pela valorização dos aposentados e pensionistas

O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB) lançou, nesta quarta-feira (11), a campanha nacional de sindicalização da entidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 32 milhões de aposentados e pensionistas. O sindicato é um forte instrumento de luta para os trabalhadores que não estão mais na ativa.

IMG_7470

Para Lúcio Bellentani, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil e ex-metalúrgico, uma entidade composta por militantes do movimento sindical aposentados é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a luta dos trabalhadores.  “Este é um dos nossos maiores diferenciais. Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito dos aposentados e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores nativos e inativos junto ao governo. Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los”, explicou.

“Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foi fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte e o 13º salário. A aposentadoria também é fruto da luta sindical. E entre as nossas principais bandeiras estão a luta pelo fim do fator previdenciário e pela recuperação do poder aquisitivo das aposentadorias”, afirmou o presidente.

Bellantani explica que para o SINAB ser combativo na luta em defesa dos aposentados, é necessário que cresça o número de aposentados sindicalizados, assumindo também o papel de estimular essa luta. “A união da classe trabalhadora é fundamental para qualquer conquista que beneficie o proletariado. Nós pedimos para que os aposentados brasileiros se unam a nós na luta por um Brasil mais justo”, disse.

Segundo Ismael de Souza, tesoureiro da entidade, o principal objetivo do sindicato é construir ações junto aos poderes públicos e a sociedade, que garantam avanços na agenda dos trabalhadores aposentados.  “Isso inclui a luta por um indicador específico de correção das aposentadorias, já que a inflação para os aposentados é maior que a média da população, subsídios em medicamentos e outros produtos”, argumentou.

“O sindicato, além de ser um instrumento de luta dos aposentados, também ajuda a diminuir o impacto do custo de vida, oferecendo descontos nos medicamentos e planos de saúde por meio de convênios com drogarias e planos médicos. O SINAB também oferece assistência jurídica gratuita para todos os associados”, contou Souza.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social