Servidores públicos do Distrito Federal conquistam na Justiça a manutenção do reajuste salarial

CSB apoiou a luta comandada pelo SINDPEN-DF contra o retrocesso no aumento dos salários da categoria

O Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen-DF), com o apoio da CSB e mais 32 sindicatos, conseguiu garantir a manutenção dos reajustes salariais para os servidores públicos do Distrito Federal._MG_0773

O Ministério Público entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) na Justiça, questionando 33 leis aprovadas durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz a diversas carreiras do serviço público. Para o órgão, os reajustes são inconstitucionais porque foram concedidos sem previsão orçamentária, o que contraria as leis Orgânicas do DF e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

_MG_0838

Todos os sindicatos de servidores afetados pela Adin do MP pediram ingresso na ação para defenderem seus direitos.  A CSB e o SINDPEN-DF estiveram à frente de toda a luta em defesa dos trabalhadores. Por unanimidade, a Ação Direta, proposta pelo Ministério Público do DF, foi rejeitada pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal ontem, 26 de maio.

O julgamento foi iniciado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios  (TJDFT), e do Conselho Especial, Getúlio Moraes. Ele listou as categorias com reajustes salariais que foram analisadas e, em seguida, abriu espaço para as sustentações dos desembargadores e advogados das categorias – admitidos como Amicus Curae. O primeiro a votar foi o desembargador relator, Humberto Ulhôa, a favor da manutenção do reajuste, no qual os outros 16 desembargadores presentes acompanharam o voto do relator.

IMG_20150526_145438721_HDR-1024x576Segundo o presidente do Sindpen-DF, Leandro Allan Vieira, a decisão beneficiou mais de 200 mil servidores ativos e aposentados do DF. “É um absurdo que um reajuste que foi aprovado em 2013 seja questionado no ano em que os servidores seriam beneficiados. Esses reajustes salariais das categorias foram alcançados com muita luta e dedicação. A revogação  geraria um impacto imenso na economia do DF e das famílias dos servidores”, argumentou o dirigente.

“Quero dizer que nós somos heróis e lutamos até o último segundo. E parabenizar os desembargadores que julgaram de forma imparcial, e todos os servidores que confiaram na nossa luta. Além disso, quero pedir para o senhor governador que desça do palanque e governe para o povo”, disse Vieira.

20150519072152824306a

Para Wesley Bastos, secretário-geral do sindicato, a decisão dos desembargadores favorável aos servidores foi importante, pois garante não só a permanência dos aumentos passados que também estavam sendo questionados, como também dá a certeza de que os acordos feitos com as 33 categorias profissionais serão cumpridos nos próximos meses. “Nós do Sindpen-DF participamos ativamente da luta. Paralisamos em março mais de 18 categorias em forma de protesto contra a Adin. Caso os reajustes não sejam praticados, iremos cruzar os braços novamente”, afirmou.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara