Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores públicos de Santa Maria de Jetibá/ES realizam protesto

Servidores públicos de Santa Maria de Jetibá/ES realizam protesto

Sindicato dos Servidores Públicos do município capixaba reivindica reestruturação da folha de pagamento 

Os servidores municipais de Santa Maria do Jetibá, no Espírito Santo, protestaram pelas ruas do centro da cidade, no dia primeiro de outubro. A manifestação começou às 6h30 com o fechamento do trânsito. Os trabalhadores distribuíram mentiras (tipo de biscoito doce), como forma de simbolizaras mentiras contadas pela administração municipal.

Segundo Beatriz Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Maria de Jetibá (SindiJetibá), o protesto faz parte da campanha salarial de 2014. “Nós iremos protestar todo dia primeiro de cada mês até que as nossas reivindicações sejam atendidas”, disse.

A dirigente explica que um documento referente ao reajuste salarial dos servidores públicos foi protocolado no dia 23 de maio deste ano pela prefeitura, que enviou a proposta para votação na Câmara Municipal sem realizar um diálogo com os trabalhadores. Votada e aprovado, a prefeitura apresentou um reajuste de apenas 4,2%. O SindiJetibá reivindica o reajuste de 43% e  reestruturação do plano de cargos e carreiras.

“A administração é indiferente aos anseios de seus servidores e às vontades da população santa-mariense. Trabalhadores desmotivados não desenvolverão bem suas atividades e não contribuirão para o desenvolvimento do município. O maior patrimônio de uma cidade é o servidor, pois é ele quem luta pela construção de uma cidade melhor”, afirma Beatriz.

Os servidores também reivindicam o cumprimento do pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde, de R$ 1.014,00. Segundo o sindicado, a prefeitura tem repassado apenas o valor de R$ 724,00. Outro ponto debatido foi o combate à prática do assédio moral. “Quando pensamos em serviço público, a situação fica um pouco mais delicada. O assédio moral é mais latente, já que no serviço público não há controle e nem punições para quem pratica. Muitos servidores tem sofrido pressão e humilhações em Santa Maria de Jetibá”, disse a presidente.