Servidores de Sooretama (ES) reivindicam Piso Nacional para professores

Categoria deve protocolar pedido no Ministério Público do Trabalho (MPT) nas próximas semanas

Os servidores municipais da cidade Sooretama, 190 km da capital capixaba, realizaram na noite da última terça-feira (20), na Câmara dos Vereadores, assembleia para aprovação de reivindicação do Piso Nacional aos professores do município junto ao prefeito.

A categoria decidiu que não abrirá mão do piso nacional do professor, segue os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 e que este ano é de R$ 2.455,35. Em relação ao ano passado, o reajuste foi de 6,81%.

Para pressionar a administração pública, os servidores resolveram aplicar a “operação tartaruga” a partir do dia 16 de abril.

“Nesta assembleia discutimos apenas o piso nacional dos professores, pois das nossas reivindicações de 2018 o prefeito disse que esta ele não teria condição, mas por se tratar de uma lei, ele deve cumprir. Com isso, os professores resolveram fazer a operação tartaruga. Vamos entrar em negociação para conseguirmos também o aumento do ticket, microfones para os professores e o Plano de Carreira”, falou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sooretama, Raquel Serafim, que explicou como será empregada a iniciativa no município.

“Nesta operação, os professores vão pegar os alunos às 8 horas e sair mais cedo com eles. O horário normal seria às 11h30; com a operação, devem liberar às 10h. Isso vai ficar a critério das comissões que serão formadas em cada escola”, completou a presidente.

Raquel informou que a mobilização só não será colocada em prática caso o prefeito volte atrás e pague o piso. Ainda segundo a presidente, a negociação será protocolada nas próximas semanas no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Jorge Antonio Nascimento, secretário dos Servidores Públicos da Central dos Sindicatos brasileiros (CSB), garantiu que a entidade, juntamente com a Federação dos Servidores Públicos Municipais do estado do Espírito Santo (FESPUMEES/ES), estará ao lado dos servidores nas operações.

“Foi feita esta assembleia, juntamente com a CSB e a Federação para traçar os pontos que faltam ser atendidos pelo prefeito. Durante a assembleia, ficou decidido que a operação tartaruga vai se iniciar daqui a 15 dias. As duas instituições estarão à disposição do sindicato com carro de som, panfletagem e assistência jurídica se for necessário”, finalizou a dirigente.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como