Servidores de Porto Acre (AC) realizam assembleia por reajuste salarial

Prefeitura ameaça exonerações e cortes de benefícios. Reunião teve o apoio da CSB

Na luta por reajuste e reposição salarial, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre (SINSPMPAC), cidade a 50 km da capital Rio Branco (AC), reuniu mais de cem trabalhadores, na última quarta-feira (6), em assembleia realizada com o apoio da CSB. A reunião da categoria aconteceu no Centro Cultural do município.

Desde 2010, cerca de 290 servidores tiveram um único reajuste de 2%. Apenas nos três primeiros meses de 2016, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 2,62%; em 2015, o acumulado do ano atingiu 10,67%. Esta disparidade motivou a categoria a se mobilizar de acordo com a presidente do SINSPMPAC, Ivaneide Sousa da Silva.

“Durante a assembleia, várias bandeiras de lutas foram colocadas em pauta, mas a principal foi o reajuste salarial. Por isso, a gente organizou esse encontro para que o servidor pudesse participar da deliberação sobre as providências que serão tomadas pela representação sindical”, afirma a dirigente.

Além do aumento de salários, a defesa da estabilidade empregatícia, das gratificações e dos benefícios já conquistados pelos funcionários públicos de Porto Acre fazem parte da ata da assembleia, que será encaminhada à administração da cidade com o objetivo de abrir diálogo com o prefeito Carlinhos Portela.

b1b94cd5-0e41-4862-9853-087410f5dcbfDe acordo com o vice-presidente da CSB e presidente da Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste dos Trabalhadores em Transportes de Mototaxistas, Motoboys, Motofretes e Taxistas (FENORDEST), Pedro Mourão, caso a prefeitura não apresente uma contraproposta em 15 dias, haverá uma paralisação dos servidores do município.

“Foi decidido que o Sindicato vai enviar a reivindicação da reposição salarial. Pelo que diz a legislação, o prefeito precisa dar uma resposta em duas semanas. Mas, se isso não acontecer, já está deliberado que os trabalhadores se unirão em uma grande paralisação na cidade”, assegura Mourão.

Para a presidente do SINSPMPAC, “a CSB tem um papel fundamental na luta da categoria”. “Os servidores de Porto Acre, posso garantir, estão mais seguros e mais confiantes porque nós temos uma Central que tem nos apoiado apesar do pouco tempo de filiação. Essa parceria junto à CSB foi muito favorável ao Sindicato e consequentemente à mobilização dos servidores”, destacou. Segundo Pedro Mourão, a Central foi a responsável pela mobilização e coordenação da assembleia da categoria.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem