Servidores de Porto Acre (AC) realizam assembleia por reajuste salarial

Prefeitura ameaça exonerações e cortes de benefícios. Reunião teve o apoio da CSB

Na luta por reajuste e reposição salarial, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre (SINSPMPAC), cidade a 50 km da capital Rio Branco (AC), reuniu mais de cem trabalhadores, na última quarta-feira (6), em assembleia realizada com o apoio da CSB. A reunião da categoria aconteceu no Centro Cultural do município.

Desde 2010, cerca de 290 servidores tiveram um único reajuste de 2%. Apenas nos três primeiros meses de 2016, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 2,62%; em 2015, o acumulado do ano atingiu 10,67%. Esta disparidade motivou a categoria a se mobilizar de acordo com a presidente do SINSPMPAC, Ivaneide Sousa da Silva.

“Durante a assembleia, várias bandeiras de lutas foram colocadas em pauta, mas a principal foi o reajuste salarial. Por isso, a gente organizou esse encontro para que o servidor pudesse participar da deliberação sobre as providências que serão tomadas pela representação sindical”, afirma a dirigente.

Além do aumento de salários, a defesa da estabilidade empregatícia, das gratificações e dos benefícios já conquistados pelos funcionários públicos de Porto Acre fazem parte da ata da assembleia, que será encaminhada à administração da cidade com o objetivo de abrir diálogo com o prefeito Carlinhos Portela.

b1b94cd5-0e41-4862-9853-087410f5dcbfDe acordo com o vice-presidente da CSB e presidente da Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste dos Trabalhadores em Transportes de Mototaxistas, Motoboys, Motofretes e Taxistas (FENORDEST), Pedro Mourão, caso a prefeitura não apresente uma contraproposta em 15 dias, haverá uma paralisação dos servidores do município.

“Foi decidido que o Sindicato vai enviar a reivindicação da reposição salarial. Pelo que diz a legislação, o prefeito precisa dar uma resposta em duas semanas. Mas, se isso não acontecer, já está deliberado que os trabalhadores se unirão em uma grande paralisação na cidade”, assegura Mourão.

Para a presidente do SINSPMPAC, “a CSB tem um papel fundamental na luta da categoria”. “Os servidores de Porto Acre, posso garantir, estão mais seguros e mais confiantes porque nós temos uma Central que tem nos apoiado apesar do pouco tempo de filiação. Essa parceria junto à CSB foi muito favorável ao Sindicato e consequentemente à mobilização dos servidores”, destacou. Segundo Pedro Mourão, a Central foi a responsável pela mobilização e coordenação da assembleia da categoria.

Compartilhe:

Leia mais
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL