Servidores de Porto Acre (AC) realizam assembleia por reajuste salarial

Prefeitura ameaça exonerações e cortes de benefícios. Reunião teve o apoio da CSB

Na luta por reajuste e reposição salarial, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre (SINSPMPAC), cidade a 50 km da capital Rio Branco (AC), reuniu mais de cem trabalhadores, na última quarta-feira (6), em assembleia realizada com o apoio da CSB. A reunião da categoria aconteceu no Centro Cultural do município.

Desde 2010, cerca de 290 servidores tiveram um único reajuste de 2%. Apenas nos três primeiros meses de 2016, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 2,62%; em 2015, o acumulado do ano atingiu 10,67%. Esta disparidade motivou a categoria a se mobilizar de acordo com a presidente do SINSPMPAC, Ivaneide Sousa da Silva.

“Durante a assembleia, várias bandeiras de lutas foram colocadas em pauta, mas a principal foi o reajuste salarial. Por isso, a gente organizou esse encontro para que o servidor pudesse participar da deliberação sobre as providências que serão tomadas pela representação sindical”, afirma a dirigente.

Além do aumento de salários, a defesa da estabilidade empregatícia, das gratificações e dos benefícios já conquistados pelos funcionários públicos de Porto Acre fazem parte da ata da assembleia, que será encaminhada à administração da cidade com o objetivo de abrir diálogo com o prefeito Carlinhos Portela.

b1b94cd5-0e41-4862-9853-087410f5dcbfDe acordo com o vice-presidente da CSB e presidente da Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste dos Trabalhadores em Transportes de Mototaxistas, Motoboys, Motofretes e Taxistas (FENORDEST), Pedro Mourão, caso a prefeitura não apresente uma contraproposta em 15 dias, haverá uma paralisação dos servidores do município.

“Foi decidido que o Sindicato vai enviar a reivindicação da reposição salarial. Pelo que diz a legislação, o prefeito precisa dar uma resposta em duas semanas. Mas, se isso não acontecer, já está deliberado que os trabalhadores se unirão em uma grande paralisação na cidade”, assegura Mourão.

Para a presidente do SINSPMPAC, “a CSB tem um papel fundamental na luta da categoria”. “Os servidores de Porto Acre, posso garantir, estão mais seguros e mais confiantes porque nós temos uma Central que tem nos apoiado apesar do pouco tempo de filiação. Essa parceria junto à CSB foi muito favorável ao Sindicato e consequentemente à mobilização dos servidores”, destacou. Segundo Pedro Mourão, a Central foi a responsável pela mobilização e coordenação da assembleia da categoria.

Compartilhe:

Leia mais
foto capa
Último painel do Encontro Nacional debate impactos da transição tecnológica no futuro do trabalho
csb menor (11)
Encontro da Executiva Nacional discute agenda legislativa sindical e mudanças climáticas
csb menor (1)
Negociação coletiva e atos antissindicais abrem debates no 2º dia do Encontro Nacional da CSB
csb menor
CSB inicia Encontro da Executiva Nacional com lideranças sindicais de todo o país
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump
csb brics
CSB apresenta teses para o 14º Fórum Sindical do BRICS; acesse
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS