Servidores de Porto Acre (AC) aprovam greve a partir de 1º de agosto

Com apoio da CSB, trabalhadores se organizam contra cortes de benefícios

Os servidores municipais de Porto Acre (AC), cidade localizada a cerca de 50 quilômetros da capital Rio Branco, decidiram entrar em greve a partir de 1º de agosto por tempo indeterminado. A greve foi aprovada durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre (SINSPMPAC) na última terça-feira, dia 19, na Câmara Municipal.

Os trabalhadores protestam contra o corte de benefícios adotado pela prefeitura nos últimos meses. Com o argumento de que precisa equilibrar as finanças do município para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o prefeito de Porto Acre tomou medidas que têm causado dificuldades para centenas de servidores públicos.

c402a76a-f649-457e-931b-002fa932e7f5“Os trabalhadores não são os culpados pela situação financeira da prefeitura. A cidade tem 290 servidores públicos e mais de 50 cargos comissionados. Se o prefeito quer cortar gastos, deveria começar reduzindo esse número de comissionados, e não retirando direitos dos servidores”, afirma Pedro Mourão, vice-presidente da CSB.

Entre os benefícios que foram cortados pelo prefeito estão o pagamento do auxílio-curso que era utilizado para qualificação profissional, além da licença-prêmio e do adicional de insalubridade, entre outros.

Com esses cortes, há casos de servidores que tiveram uma redução de até 40% em seus vencimentos, o que tem causado problemas para os trabalhadores sobretudo neste momento de crise econômica do País.

“São pais e mães que dependem dos salários e das gratificações para sustentar as suas famílias. Muitos estão passando por dificuldades com essa situação que já chegou ao limite. Temos buscado de todas as formas tentar resolver por meio do diálogo, mas isso não tem dado resultado”, diz a presidente do SINSPMPAC, Ivaneide Souza da Silva.

fbef9f5f-c60e-4e51-8df7-237cdca04b14“Os servidores não estão nem cobrando aumento salarial, embora estejam sem reajustes desde 2010. Querem apenas que os direitos que eles já tinham voltem a ser pagos”, afirma Mourão, que também é presidente da Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste dos Trabalhadores em Transportes de Mototaxistas, Motoboys, Motofretes e Taxistas (FENORDEST).

A assembleia definiu que a greve deverá ser mantida a partir de 1º de agosto por tempo indeterminado, até que o prefeito revogue os decretos que suspenderam o pagamento dos benefícios. De forma paralela, o Sindicato também ingressou com uma ação na Justiça contra as medidas tomadas pela prefeitura, mas ainda não houve uma decisão.

A CSB tem dado todo o apoio para o SINSPMPAC na defesa dos direitos dos servidores de Porto Acre e também deverá auxiliar com a mobilização dos trabalhadores durante a greve. “Estamos ao lado do Sindicato nessa luta, que é muito justa”, reforçou o vice-presidente da Central.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como