Servidores de Barra Velha (SC) marcam paralisação da categoria para o dia 28/04

Trabalhadores lutam por reajuste salarial digno em 2016 e reposição inflacionária de 2014

Cerca de 200 servidores do município de Barra Velha (SC) decidiram realizar uma paralisação, na próxima quinta-feira (28), em protesto contra a reposição salarial anual de 5% proposta pela prefeitura para o ano de 2016. A decisão foi tomada durante assembleia na Câmara de Vereadores, dia 20/04, após a administração pública da cidade não cumprir com o reajuste acordado junto ao Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Públicos Municipais de Barra Velha e Região (SINTRAMBAV).

Negociado em 10,67% – o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, a prefeitura transgrediu o acordo salarial discutido com a direção do Sindicato e encaminhou aos vereadores um Projeto de Lei que ceifa o reajuste pela metade. “A proposta apresentada pelo prefeito no primeiro momento ia dar o IPCA em duas parcelas. Mas, depois de ter falado isso para a diretoria, ele enviou um PL no qual dava uma reposição de somente 5%”, conta o vice-presidente da CSB, Tomaz Vieira, presente na assembleia.

Na luta por um aumento real de salários, os servidores se reunirão em frente ao prédio da prefeitura, a partir das 8h de quinta-feira, com carros de som e informativos aos trabalhadores para reivindicar um parecer da administração. De acordo com Vieira, caso não se estabeleça diálogo, a categoria entrará em greve por tempo indeterminado. “Existe essa intenção se o prefeito não mantiver a sua primeira decisão quanto ao percentual do reajuste”, assegura,

Membro da comissão de negociação que debaterá com o prefeito Claudemir Matias Francisco (PSB), o dirigente ainda afirma que a mobilização desta semana tem como objetivo pôr um fim nos atrasos das reposições anuais. Com data-base em 1º de maio, os trabalhadores já chegaram a receber parcelas de pagamento no segundo semestre dos anos de 2013 e 2015 e a nem ter reposição salarial em 2014.

Segundo o presidente do SINTRAMBAV, Jossias da Rocha Coutinho, além de não pagar corretamente os servidores, o prefeito se recusa a dialogar junto à categoria. “Ele não conversa com o Sindicato. Ele não dialoga e, ainda por cima, nunca respeitou a nossa data-base. Por causa disso, o SINTRAMBAV convoca todos os trabalhadores a participarem da paralisação do dia 28”, conclama Coutinho.

Ainda de acordo com o dirigente, outro motivo para o protesto é o cancelamento da audiência de conciliação a respeito da revisão geral da remuneração de 2014, marcada para o dia da manifestação. O pedido de suspensão da audiência foi feito pelo prefeito Claudemir Matias e acatado pela justiça na semana do encontro entre as partes.

“Todo ano, no dia 1° de maio, o prefeito municipal é obrigado por lei a conceder a revisão geral da remuneração dos servidores públicos, isto é, ele tem de repor a perda inflacionária de remunerações e subsídios a cada doze meses, sempre na mesma data e sem distinção de índices. Em 2014, no entanto, o prefeito ignorou a lei e não concedeu a revisão, forçando o Sindicato a se socorrer de um processo judicial […] Mas, infelizmente, a irredutibilidade [do administrador] cancelou a audiência”, afirma nota divulgada nas redes sociais do Sindicato, assinada pelo presidente Jossias da Rocha Coutinho e pelo procurador jurídico da Entidade, Alexandre Barbosa Jeronimo.

Para evitar empecilhos judiciais e burocráticos, no caso da negociação do dia 28/04, os trabalhadores já aprovaram na reunião da última quarta-feira o caráter permanente da assembleia enquanto não houver acordo junto à prefeitura. Segundo o vice-presidente da CSB, Tomaz Vieira, a deliberação ajudará a acelerar a discussão.

Compartilhe:

Leia mais
greve por redução de jornada
Três projetos sobre redução da jornada tramitam no Senado; pauta é histórica no sindicalismo
livro mpt conalis direito coletivo do trabalho
MPT abre seleção de artigos para livro sobre direito coletivo do trabalho; veja regras
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha de pagamento
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória
reunião centrais e governo lei igualdade salarial
Centrais e governo avaliam resultados do primeiro ano da Lei da Igualdade Salarial
mpt recomendação contadores contribuição sindicatos
Contador não pode incentivar oposição à contribuição sindical, orienta MPT