Entidade e trabalhadores reivindicam aumento salarial retroativo de 22,45%
O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA) convoca todos os servidores estaduais do Estado para uma paralisação no dia 15 de janeiro. A manifestação tem o objetivo de reivindicar aumento salarial retroativo de 22,45%. O ato está marcado para acontecer às 9h, em frente à Secretaria de Estado de Administração do Estado (SEAD).
A presidente do Senpa, Antonia Trindade Valente dos Santos, explica que a reivindicação acontece porque em 1995 o então governador, Almir Gabriel, concedeu abono de 22,45% para os servidores militares do Estado. “Na época, havia quatro mil servidores estaduais no Pará, e apenas mil foram beneficiados. Nós queremos reparação nos ganhos, por isso o aumento deve ser retroativo e deve começar a ser pago no primeiro semestre deste ano. Não desistiremos de lutar por nossos direitos”, afirma a dirigente.
Em outubro de 2013, o governo do Estado repassou 4% de abono para alguns trabalhadores. “Esse repasse foi bem abaixo do reivindicado e não contemplou todos os servidores, por isso é importante que os trabalhadores venham à luta com a gente no dia 15. Nós, do Senpa, e os sindicatos de outras categorias vamos brigar para garantirmos os 22,45% para todos”, disse Antonia.
Acompanhe a cobertura da luta dos servidores públicos do Pará no site da CSB.