Por unanimidade, Plenário do Senado aprova PEC que cria polícias penais

Se os deputados também aprovarem a matéria, os agentes penitenciários passarão a ter os mesmos direitos da carreira policial

Em segundo turno e por unanimidade, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016, que prevê a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. O texto, que teve 62 votos favoráveis, segue para análise da Câmara dos Deputados.

“Esse projeto cria o órgão polícia penal no Brasil, transforma os agentes penitenciários em policiais penais e, no caso dos agentes penitenciários do Distrito Federal, a União passa a custear toda a categoria”, afirmou o presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (SINDPEN-DF) e vice-presidente da CSB, Leandro Allan.

De acordo com nota do SINDPEN-DF, se a Câmara aprovar a matéria, os agentes penitenciários passarão a ter os mesmos direitos da carreira policial, já que a proposta prevê a constitucionalização da categoria inserindo-os no artigo 144 da Constituição Federal, com os direitos previstos na carreira policial.

Na avaliação do secretário-geral da entidade, Wesley Barreto Bastos, que acompanhou a votação no Senado, “[o texto] trará identidade para a categoria, acabando com a miscelânea de nomes que existe. Além disso, possibilita a aposentadoria especial nos moldes das carreiras policiais, o que hoje só conseguimos via judicial. Ao ser virar uma instituição, teremos mais condições de autogestão e organização, acabando assim com uma série de desmandos e perseguições que ocorrem, principalmente em virtude de outras forças da segurança pública comandarem os sistemas penitenciários nos estados”, pontuou.

O autor do projeto, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), frisou que os agentes penitenciários exercem a segunda profissão mais estressante do mundo.

“O Estado precisa retomar o controle dos presídios, que muitas vezes têm se tornado um quartel do crime organizado. A PEC é uma expressão de reforço em um tema tão importante hoje, que é a segurança pública”, pontuou o parlamentar.

Compartilhe:

Leia mais
Campanha trabalho decente TST
Justiça do Trabalho faz campanha por trabalho decente e respeito a direitos básicos
Lula e Haddad isenção imposto de renda 5 mil
Haddad diz que já apresentou ideias para isentar IR até R$ 5 mil e aguarda aval de Lula
proposta acabar saque-aniversario fgts
Proposta para acabar com saque-aniversário do FGTS será apresentada este ano, diz Luiz Marinho
Presidente Femergs e ministro Carlos Lupi
Femergs fala com ministro Lupi sobre PEC que ameaça previdência de servidores municipais
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova projeto que dá fim gradual à desoneração da folha de pagamento
Fachada INSS Brasília
INSS informa mudanças para novos empréstimos consignados a partir de 2025
Decreto novas regras trabalhadores terceirizados
Governo muda regras para trabalhadores terceirizados na administração federal
Justiça condena conluio para fraudar cota pcd
Justiça condena trabalhador e empresa por conluio para burlar lei de cota para PCD
Desrespeito leis trabalhistas no Brasil
Saiba os direitos trabalhistas mais desrespeitados no Brasil, segundo o TST
fachada serpro greve
Greve no Serpro é encerrada após trabalhadores aceitarem acordo proposto pelo TST