Senado aprova votação de urgência do projeto que regulamenta o transporte individual

Durante toda terça-feira (24), taxistas permaneceram mobilizados nas ruas e em corpo a corpo com senadores

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), por 46 votos a favor e 7 contra, requerimento para tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei da Câmara 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros. Conforme anúncio do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a matéria deve ser votada na próxima terça (31).

“A votação da urgência foi importantíssima porque isso dá uma celeridade ao PLC. Se essa urgência não tivesse sido aprovada, o projeto voltaria ao final da fila e não teria previsão de quando seria votado. A aprovação nos traz tranquilidade”, disse o diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado do Ceará (SINTAXI/CE) e vice-presidente da CSB, Francisco Albuquerque Moura.

Durante toda terça, taxistas permaneceram mobilizados em manifestação em frente ao Congresso Nacional e em corpo a corpo com senadores. “Isso só mostra a importância da mobilização da categoria. Os taxistas dentro e fora do Senado mobilizados em uma só missão, que é a aprovação do PLC. Para nós foi uma vitória muito grande, com uma larga diferença de votos”.

Na avaliação do presidente do SINDITAXI/CE e vice-presidente da CSB Ceará, Vicente de Paula, a aprovação do requerimento é mais um passo para a população ter um serviço de transporte com mais segurança ao saber a procedência do motorista e do veículo.

Mesmo com a vitória, o trabalho continua até o final da tramitação. “Continuamos fazendo pressão para que os senadores mantenham o compromisso com a categoria. O PLC é a regulamentação da atividade que surge agora, e a gente entende que a aprovação do projeto vai resultar em concorrência em pé de igualdade”, analisou o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Ubiraci Correia de Lima, o Bira.

Há 34 anos na profissão, o taxista José Cláudio Freitas dos Santos está confiante de que os senadores votarão a favor da matéria na próxima semana.

Corpo a corpo

As lideranças da categoria tiveram diversos encontros com parlamentares para buscar apoio ao projeto. Os representantes conversaram com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Ricardo Ferraço (PSDB- ES), Pedro Chaves (PSC-MS), entre outros.

CCT

Antes da sessão plenária, às 15h, o texto foi debatido nesta terça em reunião extraordinária na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Porém, não houve acordo entre os senadores. Por tanto, por acordo de líderes, a matéria seguiu para o Plenário do Senado.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda