Senado aprova votação de urgência do projeto que regulamenta o transporte individual

Durante toda terça-feira (24), taxistas permaneceram mobilizados nas ruas e em corpo a corpo com senadores

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), por 46 votos a favor e 7 contra, requerimento para tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei da Câmara 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros. Conforme anúncio do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a matéria deve ser votada na próxima terça (31).

“A votação da urgência foi importantíssima porque isso dá uma celeridade ao PLC. Se essa urgência não tivesse sido aprovada, o projeto voltaria ao final da fila e não teria previsão de quando seria votado. A aprovação nos traz tranquilidade”, disse o diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado do Ceará (SINTAXI/CE) e vice-presidente da CSB, Francisco Albuquerque Moura.

Durante toda terça, taxistas permaneceram mobilizados em manifestação em frente ao Congresso Nacional e em corpo a corpo com senadores. “Isso só mostra a importância da mobilização da categoria. Os taxistas dentro e fora do Senado mobilizados em uma só missão, que é a aprovação do PLC. Para nós foi uma vitória muito grande, com uma larga diferença de votos”.

Na avaliação do presidente do SINDITAXI/CE e vice-presidente da CSB Ceará, Vicente de Paula, a aprovação do requerimento é mais um passo para a população ter um serviço de transporte com mais segurança ao saber a procedência do motorista e do veículo.

Mesmo com a vitória, o trabalho continua até o final da tramitação. “Continuamos fazendo pressão para que os senadores mantenham o compromisso com a categoria. O PLC é a regulamentação da atividade que surge agora, e a gente entende que a aprovação do projeto vai resultar em concorrência em pé de igualdade”, analisou o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Ubiraci Correia de Lima, o Bira.

Há 34 anos na profissão, o taxista José Cláudio Freitas dos Santos está confiante de que os senadores votarão a favor da matéria na próxima semana.

Corpo a corpo

As lideranças da categoria tiveram diversos encontros com parlamentares para buscar apoio ao projeto. Os representantes conversaram com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Ricardo Ferraço (PSDB- ES), Pedro Chaves (PSC-MS), entre outros.

CCT

Antes da sessão plenária, às 15h, o texto foi debatido nesta terça em reunião extraordinária na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Porém, não houve acordo entre os senadores. Por tanto, por acordo de líderes, a matéria seguiu para o Plenário do Senado.

Compartilhe:

Leia mais
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta produtividade em 20% ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social
movimento sindical g20 social rj taxação ricos
Centrais defendem taxação dos mais ricos e menos juros em nota pós G20 Social