Senado aprova votação de urgência do projeto que regulamenta o transporte individual

Durante toda terça-feira (24), taxistas permaneceram mobilizados nas ruas e em corpo a corpo com senadores

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), por 46 votos a favor e 7 contra, requerimento para tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei da Câmara 28/2017, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros. Conforme anúncio do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a matéria deve ser votada na próxima terça (31).

“A votação da urgência foi importantíssima porque isso dá uma celeridade ao PLC. Se essa urgência não tivesse sido aprovada, o projeto voltaria ao final da fila e não teria previsão de quando seria votado. A aprovação nos traz tranquilidade”, disse o diretor do Sindicato dos Taxistas do Estado do Ceará (SINTAXI/CE) e vice-presidente da CSB, Francisco Albuquerque Moura.

Durante toda terça, taxistas permaneceram mobilizados em manifestação em frente ao Congresso Nacional e em corpo a corpo com senadores. “Isso só mostra a importância da mobilização da categoria. Os taxistas dentro e fora do Senado mobilizados em uma só missão, que é a aprovação do PLC. Para nós foi uma vitória muito grande, com uma larga diferença de votos”.

Na avaliação do presidente do SINDITAXI/CE e vice-presidente da CSB Ceará, Vicente de Paula, a aprovação do requerimento é mais um passo para a população ter um serviço de transporte com mais segurança ao saber a procedência do motorista e do veículo.

Mesmo com a vitória, o trabalho continua até o final da tramitação. “Continuamos fazendo pressão para que os senadores mantenham o compromisso com a categoria. O PLC é a regulamentação da atividade que surge agora, e a gente entende que a aprovação do projeto vai resultar em concorrência em pé de igualdade”, analisou o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Ubiraci Correia de Lima, o Bira.

Há 34 anos na profissão, o taxista José Cláudio Freitas dos Santos está confiante de que os senadores votarão a favor da matéria na próxima semana.

Corpo a corpo

As lideranças da categoria tiveram diversos encontros com parlamentares para buscar apoio ao projeto. Os representantes conversaram com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Ricardo Ferraço (PSDB- ES), Pedro Chaves (PSC-MS), entre outros.

CCT

Antes da sessão plenária, às 15h, o texto foi debatido nesta terça em reunião extraordinária na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Porém, não houve acordo entre os senadores. Por tanto, por acordo de líderes, a matéria seguiu para o Plenário do Senado.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem