Seminário resgata luta popular contra golpe civil-militar de 64

Curso foi desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog para diretoria executiva do Sindpd e convidados

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio o Instituto Vladimir Herzog realizou um seminário, especialmente desenvolvido para a diretoria executiva do Sindpd, com o tema: “História política do Brasil nos últimos 50 anos e seu impacto na conjuntura atual brasileira”.

IMG_3657

Durante os quatro dias do curso, realizado em Itu, no San Raphael Country, dirigentes do sindicato e convidados participaram de uma verdadeira imersão na história política do país, passando pelos períodos de pré-ditadura, ditadura até chegar à atual democracia. O seminário faz parte do programa de qualificação profissional que o Sindpd desenvolve com os seus trabalhadores, prestadores de serviço e diretoria.

IMG_3734O curso foi planejado pelas professoras do Instituto Vladimir Herzog, Neide Nogueira, coordenadora de projetos educacionais, e Iara Prado, consultora do Instituto, sobe a coordenação de Nemércio Nogueira, diretor executivo do Instituto.

Entre os assuntos debatidos estavam: a criação dos partidos políticos; o governo Juscelino Kubitschek; governo João Goulart; o golpe militar e governos militares (Castelo Branco, Costa e Silva, Médice, Geisel e Figueredo); e a redemocratização do Brasil.

Foram usados como materiais de apoio para as atividades a exibição de filmes – O dia que durou 21 anos, Quase dois Irmãos, e O festival de 67 -, leitura de livros e documentos históricos, e informações levantadas pela Comissão Nacional da Verdade.

O perfil diversificado dos participantes contribuiu para uma significativa troca de experiências. A diretoria executiva do Sindpd, público alvo do seminário, é composta por uma combinação de dirigentes que atuaram diretamente nos movimentos contra a ditadura e diretores mais jovens, que já possuem boa experiência na liderança sindical e defesa dos direitos dos trabalhadores, mas que buscam conhecer mais sobre a história do país. Dirigentes de outras entidades sindicais, advogados e jornalistas também contribuíram com os debates. IMG_3663

“Precisávamos aprofundar os debates políticos e históricos, por isso realizamos este seminário. A discussão agora será estendida, pois é importante que todos saibam o caminho que foi necessário percorrer até a democracia que vivemos hoje, e conhecer os erros que foram cometidos no passado, pois só assim conseguiremos evitar que eles voltem a assombrar a vida dos brasileiros”, disse Antonio Neto, presidente do Sindpd.

A professora Iara Prado elogiou a organização do sindicato pela iniciativa e agradeceu a contribuição dos participantes. “Pude perceber o ótimo nível da diretoria do Sindpd e também aprendi muito nesses quatro dias de seminário. Eles [diretores do sindicato] possuem experiências de outras áreas de atuação e isso agregou bastante ao curso. Fiquei emocionada revivendo essas lembranças”, concluiu a professora.

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil