Curso foi desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog para diretoria executiva do Sindpd e convidados
Nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio o Instituto Vladimir Herzog realizou um seminário, especialmente desenvolvido para a diretoria executiva do Sindpd, com o tema: “História política do Brasil nos últimos 50 anos e seu impacto na conjuntura atual brasileira”.
Durante os quatro dias do curso, realizado em Itu, no San Raphael Country, dirigentes do sindicato e convidados participaram de uma verdadeira imersão na história política do país, passando pelos períodos de pré-ditadura, ditadura até chegar à atual democracia. O seminário faz parte do programa de qualificação profissional que o Sindpd desenvolve com os seus trabalhadores, prestadores de serviço e diretoria.
O curso foi planejado pelas professoras do Instituto Vladimir Herzog, Neide Nogueira, coordenadora de projetos educacionais, e Iara Prado, consultora do Instituto, sobe a coordenação de Nemércio Nogueira, diretor executivo do Instituto.
Foram usados como materiais de apoio para as atividades a exibição de filmes – O dia que durou 21 anos, Quase dois Irmãos, e O festival de 67 -, leitura de livros e documentos históricos, e informações levantadas pela Comissão Nacional da Verdade.
O perfil diversificado dos participantes contribuiu para uma significativa troca de experiências. A diretoria executiva do Sindpd, público alvo do seminário, é composta por uma combinação de dirigentes que atuaram diretamente nos movimentos contra a ditadura e diretores mais jovens, que já possuem boa experiência na liderança sindical e defesa dos direitos dos trabalhadores, mas que buscam conhecer mais sobre a história do país. Dirigentes de outras entidades sindicais, advogados e jornalistas também contribuíram com os debates.
“Precisávamos aprofundar os debates políticos e históricos, por isso realizamos este seminário. A discussão agora será estendida, pois é importante que todos saibam o caminho que foi necessário percorrer até a democracia que vivemos hoje, e conhecer os erros que foram cometidos no passado, pois só assim conseguiremos evitar que eles voltem a assombrar a vida dos brasileiros”, disse Antonio Neto, presidente do Sindpd.
A professora Iara Prado elogiou a organização do sindicato pela iniciativa e agradeceu a contribuição dos participantes. “Pude perceber o ótimo nível da diretoria do Sindpd e também aprendi muito nesses quatro dias de seminário. Eles [diretores do sindicato] possuem experiências de outras áreas de atuação e isso agregou bastante ao curso. Fiquei emocionada revivendo essas lembranças”, concluiu a professora.
Fonte: Sindpd