Seminário resgata luta popular contra golpe civil-militar de 64

Curso foi desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog para diretoria executiva do Sindpd e convidados

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio o Instituto Vladimir Herzog realizou um seminário, especialmente desenvolvido para a diretoria executiva do Sindpd, com o tema: “História política do Brasil nos últimos 50 anos e seu impacto na conjuntura atual brasileira”.

IMG_3657

Durante os quatro dias do curso, realizado em Itu, no San Raphael Country, dirigentes do sindicato e convidados participaram de uma verdadeira imersão na história política do país, passando pelos períodos de pré-ditadura, ditadura até chegar à atual democracia. O seminário faz parte do programa de qualificação profissional que o Sindpd desenvolve com os seus trabalhadores, prestadores de serviço e diretoria.

IMG_3734O curso foi planejado pelas professoras do Instituto Vladimir Herzog, Neide Nogueira, coordenadora de projetos educacionais, e Iara Prado, consultora do Instituto, sobe a coordenação de Nemércio Nogueira, diretor executivo do Instituto.

Entre os assuntos debatidos estavam: a criação dos partidos políticos; o governo Juscelino Kubitschek; governo João Goulart; o golpe militar e governos militares (Castelo Branco, Costa e Silva, Médice, Geisel e Figueredo); e a redemocratização do Brasil.

Foram usados como materiais de apoio para as atividades a exibição de filmes – O dia que durou 21 anos, Quase dois Irmãos, e O festival de 67 -, leitura de livros e documentos históricos, e informações levantadas pela Comissão Nacional da Verdade.

O perfil diversificado dos participantes contribuiu para uma significativa troca de experiências. A diretoria executiva do Sindpd, público alvo do seminário, é composta por uma combinação de dirigentes que atuaram diretamente nos movimentos contra a ditadura e diretores mais jovens, que já possuem boa experiência na liderança sindical e defesa dos direitos dos trabalhadores, mas que buscam conhecer mais sobre a história do país. Dirigentes de outras entidades sindicais, advogados e jornalistas também contribuíram com os debates. IMG_3663

“Precisávamos aprofundar os debates políticos e históricos, por isso realizamos este seminário. A discussão agora será estendida, pois é importante que todos saibam o caminho que foi necessário percorrer até a democracia que vivemos hoje, e conhecer os erros que foram cometidos no passado, pois só assim conseguiremos evitar que eles voltem a assombrar a vida dos brasileiros”, disse Antonio Neto, presidente do Sindpd.

A professora Iara Prado elogiou a organização do sindicato pela iniciativa e agradeceu a contribuição dos participantes. “Pude perceber o ótimo nível da diretoria do Sindpd e também aprendi muito nesses quatro dias de seminário. Eles [diretores do sindicato] possuem experiências de outras áreas de atuação e isso agregou bastante ao curso. Fiquei emocionada revivendo essas lembranças”, concluiu a professora.

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial