Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-BA participa de seminário sobre papel da Petrobras na ditadura militar; veja íntegra

CSB-BA participa de seminário sobre papel da Petrobras na ditadura militar; veja íntegra

A CSB-BA participou nesta sexta-feira (1º) de um seminário que analisou o papel da Petrobras durante a ditadura militar.  O seminário ‘Memória, verdade, justiça e reparação: a Petrobras e a ditadura empresarial militar’ debateu os resultados da pesquisa “Responsabilidade de empresas por violações a direitos durante a ditadura: o caso Petrobras”, realizada a partir de um convênio assinado entre o Ministério Público Federal e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi realizado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) em parceria com a Associação Brasileira dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobras (Abraspet), que sediou o seminário no auditório de sua sede em Salvador, e apoio do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA).

Leia: Sindicalistas discutem fortalecimento da negociação coletiva em encontro da CSB-BA

A pesquisa exposta ocorreu entre novembro de 2021 e julho de 2023, contando com a participação de pesquisadoras e pesquisadores com experiência no tema e de instituições de pesquisa em diversos estados do país. Além disso, houve uma intensa colaboração com entidades  do movimento social que representam grupos vitimados pela ditadura.

Seu principal objetivo foi recolher evidências documentais e testemunhais da participação e colaboração da Petrobrás com a estrutura repressiva do estado brasileiro, o papel da empresa na perpetração de violações e graves violações de direitos humanos e os danos praticados contra comunidades vulneráveis que habitavam o entorno de locais onde se realizaram atividades petrolíferas.

O coordenador da CSB-BA, Marcos Rogério, e companheiros da central compareceram num gesto de  lembrança e apoio aos trabalhadores que foram duramente perseguidos à época, especialmente aqueles ligados ao movimento sindical, que foi uma das grades resistências à ditadura e um dos focos da repressão.

Confira o seminário na íntegra: