Seminário de Uberlândia – Sindicatos aprovam Moção de Repúdio ao atraso no pagamento do 13º salário

Reunidos no Seminário “Um ano de Reforma Trabalhista e os rumos do Sindicalismo”, em Uberlândia, na última terça-feira (11), representantes da FESERP-MG e seus sindicatos filiados e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) assinaram uma Moção de Repúdio contra o atraso no pagamento do décimo-salário, por parte das prefeituras e do Estado de Minas Gerais.

A Moção foi proposta pelo presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, para quem o funcionalismo não pode aceitar o atraso do 13º salário, pois se trata de um direito do trabalhador.

“O servidor público não é o culpado da crise. A culpa é da má gestão”, avaliou. Ele ainda lembrou que o não-pagamento afetará de maneira negativa a economia dos municípios porque o funcionalismo representa uma parcela significativa de consumidores dos comércios locais.

Moção de Repúdio

A FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) vem a público repudiar a conduta da gestão do Estado de Minas e de uma grande parcela de gestores municipais que não estão cumprindo com a Lei, pois atrasar o pagamento dos salários dos trabalhadores e não pagar o décimo-terceiro salário fere a Constituição Federal.

A todo momento estamos assistindo os políticos detentores de cargos públicos dando esclarecimentos, através da imprensa, e colocando a culpa e as conseqüências dessa crise nos servidores públicos, e promovem um verdadeiro jogo de “empurra”, alegando falta de repasses. Dizer que a culpa é do servidor é uma grande mentira, pois a culpa da crise está na má gestão e isso se comprova nos Portais de Transparência, onde é visível constatar os gastos abusivos com publicidade, aluguel de veículos e imóveis, inchaço da máquina pública pelo excesso de cargos comissionados com altos salários e contratos com empreiteiras que são nocivos ao erário público.

Outro ponto que merece destaque e que está ligado diretamente a esse quadro de falência é a corrupção. A própria imprensa faz a narrativa constante dos episódios de corrupção e desvio de dinheiro público, quando verdadeiras quadrilhas assaltam os cofres públicos, trazendo sofrimento à população, principalmente àquela parcela que mais depende dos serviços públicos, na Saúde, Educação e Segurança. E os servidores públicos amargam o atraso nos salários e de benefícios assegurados em lei.

É preciso esclarecer à população brasileira que a maioria esmagadora dos servidores públicos recebe em torno de um salário-mínimo e em muitos casos nem isso, necessitando de um complemento para se atingir o piso nacional. Além disso, os servidores públicos convivem diariamente com a precariedade e o sucateamento da máquina pública, que proporciona péssimas condições de trabalho, com desrespeito ao ser humano.

Afirmamos aqui que a situação dos aposentados e pensionistas é dramática, uma vez que já alcançaram um patamar alto de idade e com isso o gasto com medicamentos leva uma parcela significativa dos seus salários, sobrando pouco para a alimentação e outras necessidades. Sem o pagamento do décimo-terceiro salário a vida dos aposentados está virando um caos.

É lamentável que nesta época do ano, nas festas natalinas, a tristeza invada os lares dos servidores públicos, causada pela irresponsabilidade daqueles que não honraram com a lealdade para aquilo que foram eleitos.

Fonte: Feserp-MG

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil