Segurança e saúde do trabalhador: entidades sindicais e MTE intensificam fiscalização em Goiás

Central participa de ações no combate à falta de segurança no ambiente de trabalho

O representante da CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros, em Goiás, e Diretor da FETRAMAG – Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Goiás, Bahia e Tocantins, Sr. Sandro Jadir de Albuquerque, participou no último dia 28 de abril em Goiânia (GO), na sede da Superintendência do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE/GO), de um Workshop com entidades sindicais e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, para discutir iniciativas e ações no combate à falta de segurança do trabalhador no seu ambiente laboral.

O evento, que acorreu no Dia Mundial em Memória aos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho, também marcou o início da “Operação canguru: todos pela proteção dos trabalhadores”, deflagrada pelo MTE cujo objetivo é intensificar a fiscalização nas empresas, promovendo atividades de vistoria em conjunto com as Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos.

“Na operação, os auditores que atuam na área de legislação passarão a fiscalizar também saúde e segurança no trabalho, ou seja, 100% dos auditores fiscais do trabalho estarão com foco nas questões de segurança na ambiência laboral”, afirmou o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites.

Sandro Jadir, que também é Titular da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho do Ministério da Previdência Social, sendo o único representante do Estado de Goiás na CTSST, apresentou dados do Anuário Estatístico da Previdência Social mostrando que no ano de 2013, no Brasil, ocorreram 717.911 acidentes, sendo 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. Neste período, Goiás ocupou a 9ª posição no ranking das federações em número de acidentes de trabalho. Foram 17.158 acidentes no total, com 101 óbitos e 205 incapacidades permanentes.

Para Sandro Jadir, o MTE tem exercido o seu papel protecionista e fiscalizador das normas legais. Mas afirma que “compete às entidades sindicais a garantia efetiva dos direitos do trabalhador, na busca por melhor qualidade de vida, bem estar, segurança no ambiente de trabalho e saúde dos colaboradores, garantias que devem estar acima da pretensão lucrativa da empresa”. Assevera que se necessário, “a entidade sindical deve oferecer denúncia aos órgãos competentes e ainda provocando a fiscalização do Ministério do Trabalho”.

A operação Canguru se estenderá até o dia 27 de Maio e pretende vistoriar as empresas do Estado de Goiás quanto à saúde e à segurança do trabalhador.

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial