Central dos Sindicatos Brasileiros

Secretária do Trabalho de Guarulhos quer ampliar parceria com o sindicato para a formação de costureiras

A Secretária do Trabalho de Guarulhos, Maria Helena, visitou nesta terça-feira (20) o Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário  de Guarulhos  para discutir com o presidente da entidade e  Secretário Geral da CSP, Alvaro Egea, uma parceria para a inserção das  alunas do curso de costura industrial  no mercado de trabalho da cidade.

O curso funciona  em um prédio da prefeitura no bairro do Bom Sucesso. As  máquinas de costura  utilizadas no  aprendizado  das  alunas   foram doadas pelo Trabalhadores no Vestuário  em junho de 2006.

As alunas  do curso  foram selecionadas pelo critério de renda. Maria Helena explicou aos dirigentes do sindicato que  as  alunas do curso recebem uma bolsa auxilio ao desempregado e vale transporte durante um ano. Elas  freqüentam  o curso de   costura, recebem reforço  na educação básica e orientações  sobre   economia solidária, cooperativismo  e mercado formal de trabalho.

“Nessa oficina oferecemos mais  que um  aprendizado em costura industrial. Na  verdade é uma incubadora , que   mostra várias   oportunidades de emprego e renda para as  bolsistas”, disse Maria Helena.

Alvaro Egea disse que o sindicato vai fazer o contato  entre as alunas e as empresas da cidade.  Alvaro Egea  e Maria Helena  manifestaram   interesse  em aprofundar  a parceria   já existente  para viabilizar  projetos de formação de  profissionais  para o mercado de trabalho  do setor  na cidade, em especial  o projeto de jovens aprendizes.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário de Guarulhos