Central dos Sindicatos Brasileiros

Salvador sedia o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Administração

Salvador sedia o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Administração

Segunda edição do ENDISA debateu a participação mais abrangente da categoria no movimento sindical

A capital baiana sediou, nos dias 30 e 31 de maio, a segunda edição do Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Administração (ENDISA), evento que discutiu a reestruturação das entidades que representam a categoria no movimento sindical brasileiro, além da necessidade de maior participação dos trabalhadores junto aos sindicatos.

Assuntos como a situação política das entidades no contexto nacional, piso salarial, o Cadastro Brasileiro de Mão de Obra e a elaboração da tabela de honorários da profissão – atendendo ao modelo nacional – também foram debatidos.

O evento foi organizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) em parceria com o Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia (SINDAEB), filiado à CSB, e contou com a presença de mais de 50 dirigentes de sindicatos e federações da categoria em todo o Brasil.

União

Para Itamar Kunert, representante da Federação Brasileira dos Administradores e diretor da CSB, é fundamental a atuação conjunta entre todas as entidades representativas dos administradores em defesa dos interesses da categoria.

“Devemos trabalhar na consolidação das instituições sindicais para que tenhamos força e poder nas decisões de interesse dos trabalhadores”, explicou.

O coordenador executivo do II ENDISA e presidente do SINDAEB, Ramiro Lubian Carbalhal, avaliou positivamente a reunião. “Acertamos a defesa da contribuição e unicidade sindical; a participação das entidades nas negociações coletivas de trabalho; maior oferta de benefícios e de serviços aos profissionais filiados; criação de um canal de interação entre todas as entidades sindicais de administradores do País; além da realização de estudos para fixação do valor da hora técnica trabalhada para o administrador”, enumerou.

A próxima edição do encontro será realizada em maio do ano que vem na capital paulista. A pauta pretende manter o debate e o empenho das entidades para reduzir o desinteresse do profissional em se filiar aos sindicatos, aumentar os recursos financeiros e trabalhar para ampliar a capacitação e formação sindical dos dirigentes.

Veja a galeria de fotos do II Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais de Administração