Entidades sindicais organizam o Dia Nacional contra o desemprego e pela retomada do desenvolvimento nacional.
Em conjunto com as demais centrais sindicais, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou na última segunda-feira (11), na sede da CTB, em Porto Alegre (RS), de reunião que definiu a realização do Dia Nacional de Luta contra o desemprego e pela retomada do desenvolvimento econômico.
O evento, que acontecerá na próxima quinta-feira (14), às 17h, na Esquina Democrática, na capital gaúcha, também defenderá a valorização dos serviços públicos, do emprego e da democracia.
As reformas trabalhistas e da Previdência também farão parte da pauta desta mobilização, que deve reunir trabalhadores de diversas categorias.
Durante a reunião, dirigentes sindicais avaliaram que este é o momento da classe trabalhadora e unir para frear os ataques e o retrocesso aos direitos dos trabalhadores.
Convidados pelas centrais, os movimentos sociais, a sociedade civil organizada e demais frentes populares devem participar do ato.
De acordo com Eliane de Lima Gerber, 1ª Secretária da Mulher Trabalhadora da CSB e que representou a central da reunião, o ato contará com apresentações culturais entre os discursos dos dirigentes.
“Durante o ato teremos shows musicais, pois é uma forma de a gente atrair mais pessoas ao local. Entendemos que quando os atos têm somente discursos, as pessoas não se mantêm nas manifestações por muito tempo. Assim, esperamos ter mais sucesso”, disse a dirigente, que garante que um dos pontos iniciais para a organização desse ato foi a desindustrialização.
Participaram da reunião: CSB, CTB, CUT, Nova Central, UGT, Força Sindical, CSP-Conlutas, Intersindical, CGTB.