Reunião da CSB-RJ define calendário de atividades da Central no estado

Evento organizado pela regional carioca discutiu o Encontro Nacional da Juventude e as próximas estratégias de crescimento no Rio

Na reunião da regional da CSB no Rio de Janeiro, realizada ontem, 19 de agosto, os dirigentes da entidade definiram a agenda de atividades da Central no estado – para aumentar o crescimento e a representatividade na região ‑, além de debaterem as conclusões do Encontro Nacional da Juventude, promovido nos dias 7 e 8 de agosto, em Salvador, e a realização do Fórum Brasil-México 2013, entre os dias 16 e 18 de setembro, na capital carioca.

Marcelo Gonçalves, secretário nacional da Juventude, e o vice-presidente Alcir Albernoz estiveram à frente dos trabalhos e comunicaram aos representantes de sindicatos da base da CSB no estado a realização do 1º Encontro Estadual dos Jovens Sindicalistas da Central, ainda este ano, evento que será organizado pelas lideranças da juventude do Rio de Janeiro.

“Esse encontro mostrará a força do movimento sindical jovem, com a adesão de novos companheiros para desenvolvermos um trabalho de aprimoramento, educação e inclusão sindical à juventude”, explicou o secretário.

CSB-RJA CSB criará um documento para oficializar os compromissos feitos no Encontro Nacional da Juventude. Está prevista também a criação de grupos regionais para debater assuntos específicos dos jovens e sua atuação pelo País, além de implementar cursos de formação política e acampamentos de jovens sindicalistas nos estados.

A importância do Fórum Brasil-México 2013, evento promovido pela CSB, também foi ressaltada, uma vez que o encontro discutirá as consequências do neoliberalismo para os trabalhadores e a crise econômica mundial, assuntos importantíssimos para a formação política dos jovens.

Projeto de crescimento e representatividade

Os dirigentes dos sindicatos filiados recentemente à CSB no Rio manifestaram compromisso com a estratégia de trabalho para ampliar a representatividade da Central no estado.

Alcir Albernoz sugeriu a realização do Seminário Estadual de Planejamento Estratégico em 23 de novembro. “Antes de pensarmos na realização de um congresso estadual, entendemos ser fundamental fortalecermos a identidade da CSB, descobrir suas necessidades locais e traçar estratégias de crescimento. E este seminário cumprirá um papel importante”, analisou o vice-presidente.

O calendário nacional de atividades da entidade ainda contará com o 1º Encontro dos Trabalhadores Rurais e dos Servidores Públicos da CSB. Além disso, foi definida a nomeação de Evaldo Valadão como representante da Central na Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. A indicação foi unânime pela experiência na militância política que Valadão tem há 45 anos.

“A sugestão do Alvaro [Egea, secretário-geral da CSB] foi muito inteligente. Valadão, além de ter um histórico de lutas contra a ditadura, tem condições e capacidade de representar a sociedade fluminense na apuração de um momento histórico tão importante para o Brasil”, concluiu Marcelo Gonçalves.

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link