Reunião da CSB-RJ define calendário de atividades da Central no estado

Evento organizado pela regional carioca discutiu o Encontro Nacional da Juventude e as próximas estratégias de crescimento no Rio

Na reunião da regional da CSB no Rio de Janeiro, realizada ontem, 19 de agosto, os dirigentes da entidade definiram a agenda de atividades da Central no estado – para aumentar o crescimento e a representatividade na região ‑, além de debaterem as conclusões do Encontro Nacional da Juventude, promovido nos dias 7 e 8 de agosto, em Salvador, e a realização do Fórum Brasil-México 2013, entre os dias 16 e 18 de setembro, na capital carioca.

Marcelo Gonçalves, secretário nacional da Juventude, e o vice-presidente Alcir Albernoz estiveram à frente dos trabalhos e comunicaram aos representantes de sindicatos da base da CSB no estado a realização do 1º Encontro Estadual dos Jovens Sindicalistas da Central, ainda este ano, evento que será organizado pelas lideranças da juventude do Rio de Janeiro.

“Esse encontro mostrará a força do movimento sindical jovem, com a adesão de novos companheiros para desenvolvermos um trabalho de aprimoramento, educação e inclusão sindical à juventude”, explicou o secretário.

CSB-RJA CSB criará um documento para oficializar os compromissos feitos no Encontro Nacional da Juventude. Está prevista também a criação de grupos regionais para debater assuntos específicos dos jovens e sua atuação pelo País, além de implementar cursos de formação política e acampamentos de jovens sindicalistas nos estados.

A importância do Fórum Brasil-México 2013, evento promovido pela CSB, também foi ressaltada, uma vez que o encontro discutirá as consequências do neoliberalismo para os trabalhadores e a crise econômica mundial, assuntos importantíssimos para a formação política dos jovens.

Projeto de crescimento e representatividade

Os dirigentes dos sindicatos filiados recentemente à CSB no Rio manifestaram compromisso com a estratégia de trabalho para ampliar a representatividade da Central no estado.

Alcir Albernoz sugeriu a realização do Seminário Estadual de Planejamento Estratégico em 23 de novembro. “Antes de pensarmos na realização de um congresso estadual, entendemos ser fundamental fortalecermos a identidade da CSB, descobrir suas necessidades locais e traçar estratégias de crescimento. E este seminário cumprirá um papel importante”, analisou o vice-presidente.

O calendário nacional de atividades da entidade ainda contará com o 1º Encontro dos Trabalhadores Rurais e dos Servidores Públicos da CSB. Além disso, foi definida a nomeação de Evaldo Valadão como representante da Central na Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. A indicação foi unânime pela experiência na militância política que Valadão tem há 45 anos.

“A sugestão do Alvaro [Egea, secretário-geral da CSB] foi muito inteligente. Valadão, além de ter um histórico de lutas contra a ditadura, tem condições e capacidade de representar a sociedade fluminense na apuração de um momento histórico tão importante para o Brasil”, concluiu Marcelo Gonçalves.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos