Evento organizado pela regional carioca discutiu o Encontro Nacional da Juventude e as próximas estratégias de crescimento no Rio
Na reunião da regional da CSB no Rio de Janeiro, realizada ontem, 19 de agosto, os dirigentes da entidade definiram a agenda de atividades da Central no estado – para aumentar o crescimento e a representatividade na região ‑, além de debaterem as conclusões do Encontro Nacional da Juventude, promovido nos dias 7 e 8 de agosto, em Salvador, e a realização do Fórum Brasil-México 2013, entre os dias 16 e 18 de setembro, na capital carioca.
Marcelo Gonçalves, secretário nacional da Juventude, e o vice-presidente Alcir Albernoz estiveram à frente dos trabalhos e comunicaram aos representantes de sindicatos da base da CSB no estado a realização do 1º Encontro Estadual dos Jovens Sindicalistas da Central, ainda este ano, evento que será organizado pelas lideranças da juventude do Rio de Janeiro.
“Esse encontro mostrará a força do movimento sindical jovem, com a adesão de novos companheiros para desenvolvermos um trabalho de aprimoramento, educação e inclusão sindical à juventude”, explicou o secretário.
A CSB criará um documento para oficializar os compromissos feitos no Encontro Nacional da Juventude. Está prevista também a criação de grupos regionais para debater assuntos específicos dos jovens e sua atuação pelo País, além de implementar cursos de formação política e acampamentos de jovens sindicalistas nos estados.
A importância do Fórum Brasil-México 2013, evento promovido pela CSB, também foi ressaltada, uma vez que o encontro discutirá as consequências do neoliberalismo para os trabalhadores e a crise econômica mundial, assuntos importantíssimos para a formação política dos jovens.
Projeto de crescimento e representatividade
Os dirigentes dos sindicatos filiados recentemente à CSB no Rio manifestaram compromisso com a estratégia de trabalho para ampliar a representatividade da Central no estado.
Alcir Albernoz sugeriu a realização do Seminário Estadual de Planejamento Estratégico em 23 de novembro. “Antes de pensarmos na realização de um congresso estadual, entendemos ser fundamental fortalecermos a identidade da CSB, descobrir suas necessidades locais e traçar estratégias de crescimento. E este seminário cumprirá um papel importante”, analisou o vice-presidente.
O calendário nacional de atividades da entidade ainda contará com o 1º Encontro dos Trabalhadores Rurais e dos Servidores Públicos da CSB. Além disso, foi definida a nomeação de Evaldo Valadão como representante da Central na Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. A indicação foi unânime pela experiência na militância política que Valadão tem há 45 anos.
“A sugestão do Alvaro [Egea, secretário-geral da CSB] foi muito inteligente. Valadão, além de ter um histórico de lutas contra a ditadura, tem condições e capacidade de representar a sociedade fluminense na apuração de um momento histórico tão importante para o Brasil”, concluiu Marcelo Gonçalves.