A restituição do Imposto de Renda é um período muito esperado pelos brasileiros, principalmente quando há valores a serem reembolsados pelo Fisco. Anualmente, os reembolsos são distribuídos em pelo menos cinco lotes principais, com datas específicas para cada um.
A ordem de pagamento segue critérios de prioridade, começando por declarantes com 80 anos ou mais. Por isso, enviar a declaração antecipadamente não garante necessariamente o recebimento no primeiro grupo de restituição.
Como consultar o status da restituição do Imposto de Renda?
A Receita Federal disponibiliza uma plataforma exclusiva para consultar a restituição, mas as informações só são atualizadas pouco antes da liberação de cada lote, como ocorreu em anos anteriores. Não é possível verificar todos os lotes simultaneamente.
LEIA: Redução da jornada e isenção de IR até R$ 5 mil são destaque no 1º de Maio das centrais em SP
Na prática, o sistema apenas informa se o contribuinte está incluído no próximo lote a ser pago. Por isso, é preciso realizar a consulta periodicamente, caso o valor ainda não tenha sido creditado em nenhuma das etapas anteriores.
Vale lembrar que o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda começou em 17/3 e vai até 30/5, às 23h59. O uso do documento pré-preenchido agiliza o processo e ajuda a incluir o contribuinte na ordem de prioridade.
Como funciona a restituição do Imposto de Renda?
Resumidamente, a restituição ocorre quando o Fisco devolve valores pagos a mais em impostos ao longo do ano. Isso pode acontecer por diferentes razões, como retenções automáticas no salário.
O reembolso também pode ser resultado de cobranças indevidas ou deduções legais não consideradas inicialmente, como gastos com saúde, educação ou previdência privada. Quando o sistema identifica que o contribuinte pagou mais do que o devido, o valor excedente é calculado e programado para devolução.
O depósito é feito na conta bancária cadastrada na declaração (ou via Pix), em cinco lotes principais ao ano, seguindo a ordem de envio da declaração e critérios de prioridade.
Ordem de prioridade na restituição
Enviar a declaração cedo não assegura receber a restituição nos primeiros lotes, pois a Receita Federal segue uma hierarquia específica. Em 2025, a ordem é a seguinte:
- Pessoas com 80 anos ou mais;
- Idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência (PcDs) e portadores de doenças graves;
- Contribuintes cuja principal renda venha do magistério;
- Quem utilizou a declaração pré-preenchida E optou por receber a restituição via Pix;
- Declarantes que usaram a pré-preenchida OU escolheram receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes com direito à restituição em 2025.
Quando será possível consultar o 1º lote?
O primeiro grupo de restituição será pago em 30/5, e a consulta estará disponível na semana anterior ao depósito. Para verificar, basta acessar a página oficial da Receita Federal, informar CPF, data de nascimento e confirmar se o campo “ano de exercício” está como “2025”.
Depois, é preciso marcar a opção “sou humano” e clicar em “consultar”. Se o contribuinte estiver no lote, aparecerão os detalhes da conta para crédito. Caso contrário, a mensagem exibida será “em fila de restituição”, como de costume.
Calendário oficial da restituição em 2025
• 1º lote: 30/5
• 2º lote: 30/6
• 3º lote: 31/7
• 4º lote: 29/8
• 5º lote: 30/9
Com informações de Concursos no Brasil
Foto: Reprodução/Freepik