Representantes da Comissão da Verdade destacam a importância do órgão na apuração dos crimes da ditadura

Rosa Cardoso, Adriano Diogo e Izídio de Brito Correia defenderam o resgate da memória e a punição das empresas que fomentaram o Golpe de 64

Integrantes da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e de comissões regionais participaram do “Ato Sindical Unitário em Homenagem à Memória dos que Lutaram. Para que sua Luta seja Eternizada”, realizado no último dia 26 de julho. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores, às Trabalhadoras e ao Movimento Sindical” (GT13) da CNV, em parceria com CSB.

“Um povo que não preserva a sua história jamais será um povo livre”, afirma Antonio Neto em ato sindical de Sorocaba

evento 50 Anos do Golpe Militar (266)Rosa Cardoso, membro da CNV, afirmou durante o evento que é imprescindível responsabilizar os financiadores do Golpe de 1964. “E esse estudo do GT13 pode apresentar respostas, porque os trabalhadores foram atacados tanto pelos militares como pelos empresários, que patrocinaram e apoiaram o golpe. As empresas entregavam listas sujas com nomes de funcionários aos militares. Estes nomes não eram de bandidos, mas trabalhadores e trabalhadoras que lutavam pelo fim das injustiças e da exploração da mão de obra”, destacou.

A advogada evidenciou também a participação agressiva dos Estados Unidos no processo. “A responsabilidade pelas torturas e por todas as mazelas da ditadura não é somente de quem torturou, mas também daqueles que arquitetaram e planejaram, inclusive dos Estados Unidos, nas instâncias militares, governamentais e empresariais. Mesmo que os culpados não sejam presos criminalmente, é fundamental que essas informações fiquem registradas e documentadas”, defendeu Rosa Cardoso.

Memória

evento 50 Anos do Golpe Militar (263)O deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP) é presidente da Comissão Estadual da Verdade “RubensPaiva” e considera a CNV e todos os grupos regionais da Comissão um dos processos mais importantes do Brasil.

“A Comissão da Verdade é o processo mais importante da recuperação da memória e da dignidade do povo brasileiro, porque vem a público dizer que as empresas financiaram o golpe, usufruíram do golpe”, afirmou.

“Na medida em que essa memória não é valorizada, os empresários voltam de novo como cães de guarda, sedentos por golpes e por lucros”, concluiu.

Lutas permanentes

Para o presidente da Comissão Municipal da Verdade “Alexandre Vannucchi Leme” de Sorocaba, Izídio de Brito Correia, é necessário manter as lutas iniciadas bem antes do golpe. “Muitos morreram, lutaram e continuam lutando, e todos nós temos de continuar esta luta. Precisamos também defender o País desses aproveitadores e empresários de multinacionais que têm a petulância de criticar a economia brasileira”, criticou o vereador do PT, exemplificando o recente caso em que o Banco Santander enviou a clientes um comunicado no qual afirmava que a reeleição de Dilma Rousseff prejudicaria a economia nacional.

evento 50 Anos do Golpe Militar (259)Correia afirmou ainda que todas as instâncias do poder, em conjunção de forças com o povo, devem defender a economia e qualquer ação que vise preservar a soberania nacional. “As centrais sindicais têm o papel fundamental de corrigir determinados rumos de algumas reformas tão desejadas após décadas de enfrentamento”, completou.

Importância do ato em Sorocaba

Rosa Cardoso, Adriano Diogo e Izídio Correia concordam que o evento realizado em Sorocaba foi fundamental para o trabalho de resgate da memória e dos casos ocorridos na região durante o regime. Os representantes afirmam que enquanto os crimes da ditadura não forem apurados, e a memória de Jango continuar a ser aviltada por nomes de militares daquela época, o Brasil não terá sua memória recuperada e dignamente valorizada.

Veja a galeria de fotos do “Ato Sindical Unitário em Homenagem à Memória dos que Lutaram” – Sorocaba

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial