Promessas da reforma trabalhista eram falsas, diz dirigente da CSB no 39º Enafit

A CSB participou do 39º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Enafit), realizado de 17 a 22 de setembro em São Paulo, pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait). O secretário de Organização e Mobilização da CSB, Paulo de Oliveira, representou a central em um painel que discutiu liberdade sindical e efetividade das negociações coletivas.

Os destaques do painel mediado pelos diretores do SINAIT Marco Aurélio Gonsalves e Renato Bignami foram a regulamentação da Convenção 151 da OIT no Brasil, a unicidade sindical e o financiamento dos sindicatos, destruído após a reforma trabalhista de 2017.

Paulo de Oliveira defendeu a unicidade sindical (modelo em que apenas um sindicato representa uma categoria, adotado no Brasil) e destacou a importância de se reconstruir as finanças do sindicato para garantir sua representatividade.

“É preciso fortalecer a luta sindical por meio da unicidade, e não enfraquecer. Dentro desse contexto, temos que falar de financiamento sindical. É muito importante o fortalecimento dos sindicatos para o exercício legitimo da divergência, e isso não deve ser feito em organizações paralelas”, argumentou.

Ele lembrou também que o enfraquecimento dos sindicatos se deu a partir da reforma trabalhista, que fez falsas promessas à sociedade e limitou a contribuição sindical àqueles trabalhadores que se filiam (cerca de 9% segundo dados mais recentes do IBGE) e, na prática, financiam os benefícios conquistados pelo sindicato para todos os profissionais da sua categoria.

“Vendeu-se para a sociedade três pontos sobre a reforma trabalhista que não são verdadeiros: que traria segurança jurídica, que iria atrair mais emprego e que modernizaria as relações de trabalho”, afirmou.

Participaram da discussão no Enafit representantes da CUT, NCST, CSP-Conlutas, Intersindical e Pública, que também fizeram críticas aos retrocessos para os trabalhadores trazidos pela reforma, como o crescimento da informalidade e a terceirização generalizada, utilizada por empregadores para fraudar contratos de trabalho que deveriam ser CLT.

O dirigente da CSB é um dos membros do Grupo de Trabalho da Negociação Coletiva, coordenado pelo Ministério do Trabalho, e que reúne representantes das centrais sindicais e das entidades patronais para discutir, dentre outros temas, um modelo de contribuição assistencial atrelado às Convenções Coletivas de Trabalho.

A CSB estará também do Grupo de Trabalho para Regulamentação da Convenção 151 da OIT, criado no fim de agosto pelo governo federal. O tema chegou a ser aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, mas foi integralmente vetado pelo então presidente Michel Temer.

Encontro com secretário nacional da Inspeção do Trabalho

Oliveira teve ainda uma reunião com o secretário nacional da Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, para entender como está a dinâmica da fiscalização, que está sendo reorganizada após a recriação do Ministério do Trabalho no início do governo Lula.

O secretário-geral da CSB, Álvaro Egea, e o assessor Ernesto Pereira, também participaram da conversa, em que falaram sobre o concurso que será realizado para a contratação de 1.125 auditores fiscais, demanda que vinha sendo feita pela categoria há anos.

“É o maior concurso público realizado até hoje no âmbito do Ministério do Trabalho, então discutimos sobre como as vagas serão distribuídas até para que a gente da CSB possa contribuir indicando lugares que mais necessitam da presença do auditor fiscal para que se tenha mais eficiência fiscalização, e naturalmente isso contribui para o desenvolvimento do trabalho decente”, contou Oliveira.

Fotos 1 e 2: Sinait

Compartilhe:

Leia mais
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal; entenda
empresa demite todas as mulheres e contrata homens
TST condena empresa por demitir todas as mulheres e contratar homens para substituí-las
inss-convoca-4-milhoes-para-fazer-prova-de-vida
Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste até fevereiro; saiba novos valores em 2025
valores seguro-desemprego 2025
Novos valores do seguro-desemprego para 2025 são definidos com reajuste pelo INPC; confira
centrais sindicais nota sobre mudanças na meta
Centrais sobre Meta: Pela soberania nacional, contra o imperialismo midiático
Conselho previdência aprova aumento teto juros consignado inss
Conselho aprova aumento dos juros para consignado do INSS, mas nega proposta dos bancos
imposto de renda 2025 tem tabela congelada
Tabela do Imposto de Renda 2025 fica congelada, e quem ganha menos de 2 mínimos pagará IR
Sindicato vigilantes niterói shopping plaza sul
Vigilantes de Niterói dão ultimato a shopping com serviço irregular de segurança
TST reconhece vínculo de trabalhadora PJ
TST: Somente sindicatos de trabalhadores podem propor ações de dissídio coletivo
reforma trabalhista argentina milei
Reforma trabalhista de Milei inclui pagamento em cupons e renúncia à convenção coletiva