Receita do setor de serviços sobe 9,3% em janeiro

Segundo o IBGE, entre as principais contribuições está o segmento de transportes, que registrou crescimento de 10% da receita bruta nominal

A receita bruta do setor de serviços subiu 9,3% em janeiro ante igual mês de 2013, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita bruta do setor acumula alta de 8,5% em 12 meses.O IBGE ainda revisou o dado sobre a receita bruta nominal do setor de serviços de dezembro de 2013 ante dezembro de 2012. O crescimento, que havia sido apontado em 8,4%, passou para 8,3%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi inaugurada em agosto de 2013, com série histórica desde janeiro de 2012. A pesquisa produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados, divididos em quatro tipos principais: o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano; o índice acumulado em 12 meses; e o índice base fixa, comparados à média mensal obtida em 2011.

Ainda não há divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos. A entrevista coletiva para comentar os resultados da PMS começará daqui a pouco.

Setores. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio teve receita bruta nominal 10% maior em janeiro deste ano do que em igual período de 2013. Em 12 meses, a alta acumulada para o setor de transportes é de 10,4%, sem descontar a inflação no período.

Apesar disso, a maior taxa foi observada no setor de serviços prestados às famílias, cuja renda nominal teve alta de 12,1% em janeiro. Em 12 meses, a alta nominal é de 10,5%. A atividade de serviços de informação e comunicação mostrou alta na receita nominal de 8,8% em janeiro. Em 12 meses, o avanço acumulado é de 7%.

Já a receita bruta nominal dos serviços profissionais, administrativos e complementares cresceu 9% em janeiro. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 8,1%. O segmento de outros serviços teve alta de 6,8% na receita nominal no primeiro mês deste ano, sempre na comparação com igual período do ano passado, sem descontar a inflação. Em 12 meses, a alta acumulada é de 6,2%.

Regiões. A receita bruta nominal de serviços cresceu em todas as regiões pesquisadas pelo IBGE, na comparação de janeiro de 2014 contra janeiro de 2013. Os destaques regionais foram o Distrito Federal (19,1%), Goiás (17,8%) e Paraíba (17,0%). Em São Paulo, o crescimento da receita nominal de serviços em janeiro ante janeiro de 2013 foi de 11,2%, com contribuição de 4,9 ponto porcentual na taxa geral.

Segundo o IBGE, 16 regiões tiveram alta inferior à taxa geral, entre elas Mato Grosso (0,6%), Pará (1,4%), Piauí (2,5%), Bahia (3,1%) e Minas Gerais (3,6%).

Fonte: Estadão

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom