Central dos Sindicatos Brasileiros

RAIS/2013 aponta crescimento do emprego em PE

RAIS/2013 aponta crescimento do emprego em PE
Segundo o referido Banco de Dados o emprego formal no estado pernambucano cresceu 3,77% o que corresponde, em números absolutos, a 63,8 mil novos postos de trabalho em relação ao ano de 2012

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2013) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na semana passada, apontam que Pernambuco está entre os estados nordestinos com melhor desempenho na geração de empregos em 2013. Segundo o referido Banco de Dados o emprego formal no estado pernambucano cresceu 3,77% o que corresponde, em números absolutos, a 63,8 mil novos postos de trabalho em relação ao ano de 2012. 
 
No estoque de empregos destacam-se os setores de Serviços Industriais de Utilidade Pública, que registrou aumento de 9,92%, equivalente a 1,8 mil postos de trabalho; Administração Pública, com 6,44% (24,6 mil), e serviços, com 5,33% (29,6 mil).  O único setor que apresentou balanço negativo foi o da Construção Civil (-2,6 mil), com uma queda de 1,75%.
 
A RAIS/2013 também identificou que o rendimento real médio do trabalhador pernambucano aumentou 2,99% em relação a dezembro de 2012. O resultado dos aumentos nas remunerações recebidas pelos homens é de (3,40%), e pelas mulheres, (2,46%).
 
RAIS/MTE – É um banco de Dados com informações prestadas pelas empresas sobre as admissões e demissões ocorridas e apresentadas ao MTE a cada mês.  A RAIS subsidia o FGTS e à Previdência Social com suas informações, permite o controle da nacionalização da mão-de-obra e auxilia o MTE na definição das políticas de formação de mão-de-obra; gerando estatísticas sobre o mercado de trabalho formal. Suas informações referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos, temporários, dentre outros, colhendo dados da remuneração, grau de instrução, ocupação e nacionalidade, além de dados dos estabelecimentos relativos à atividade econômica e área geográfica.

Fonte: Portal MTE