Central dos Sindicatos Brasileiros

Prova de vida do INSS será feita automaticamente, anuncia Ministério da Previdência

Prova de vida do INSS será feita automaticamente, anuncia Ministério da Previdência

O Ministério da Previdência Social anunciou nesta quarta-feira (11) que a prova de vida do INSS será feita automaticamente a partir deste mês, por meio de cruzamento de dados. Enquanto a mudança não entra em vigor, o governo informou que não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida. 

Pela nova regra, aposentados e pensionistas não serão mais obrigados a sair de casa para comprovar que estão vivos e continuar recebendo o benefício. Quem preferir poderá fazer a comprovação na rede bancária ou pelo Meu INSS, como era nos anteriores, mas não poderá fazer pelas agências do INSS. 

“O cidadão pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita. É importante destacar que o beneficiário não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida”, informou o órgão. 

Veja algumas dúvidas frequentes: 

Não é mais necessário fazer prova de vida? 

Não. A responsabilidade de provar que o segurado está vivo passará a ser do INSS. Com a nova portaria, os segurados não precisarão fazer o processo presencialmente nas agências bancárias. 

Como o INSS fará a prova de vida? 

Haverá o cruzamento de informações do segurado em bases de dados. Se o titular do benefício fizer procedimentos como emissão de passaporte ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o sistema entenderá que ele está vivo.

Serão analisados os dez meses após o último aniversário do titular. 

Quais movimentações servirão como prova de vida? 

A lista divulgada pelo governo, a ser confirmada na nova portaria a ser publicada, inclui: 

– registros de vacinação 

 – consultas no SUS (Sistema Único de Saúde) 

– comprovante de votação nas eleições 

– emissão ou renovação de passaporte 

– emissão ou segunda via da carteira de identidade 

– emissão ou renovação da carteira de motorista 

– operações registradas em banco de dados de instituições privadas, ainda não detalhadas pelo governo 

– contratação de empréstimo consignado  

Se não tiver nenhuma movimentação, o que será feito? 

Se o segurado não realizar nenhuma movimentação nesse período, excepcionalmente a prova de vida presencial poderá ser realizada, mas o INSS que irá até o segurado, segundo nota do governo.  

O órgão deve oferecer meios para que o procedimento seja realizado sem que o aposentado saia de casa, por meio de entidades conveniadas ou parceiras ou ainda os bancos que realizam o pagamento do benefício. Os detalhes serão divulgados quando a portaria for publicada. 

Segundo o Ministério da Previdência, preferencialmente estes beneficiários deverão realizar o recadastramento anual de forma eletrônica, pelo aplicativo Meu INSS ou pela biometria, nos caixas eletrônicos do banco responsável pelo pagamento. 

Posso fazer a prova de vida no banco? 

Sim. Quem preferir pode continuar indo até o banco. As instituições financeiras não poderão negar a realização do procedimento, segundo o ministério. 

Fonte: Valor Econômico 

Leia também: CSB Ministro da Previdência quer espera máxima de 5 dias para o INSS