Central dos Sindicatos Brasileiros

Ministro da Previdência quer espera máxima de 5 dias para receber o INSS 

Ministro da Previdência quer espera máxima de 5 dias para receber o INSS 

O novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que seu principal foco a partir desta segunda-feira (2) é zerar a fila de espera do INSS e reduzir o prazo para concessão do benefício. 

“Temos uma fila de 1 milhão e 300 mil pessoas esperando para receber o benefício. A primeira determinação de Lula foi voltar ao ritmo de seu primeiro governo, que era de 5 dias para conseguir a previdência. Vamos trabalhar muito durante este ano todo para cumprir essa meta”, disse ele. 

O presidente nacional do PDT contou também que as propostas apresentadas pela pasta ao Congresso devem partir de uma comissão tripartite que pretende instituir, formada por representantes de entidades patronais, de sindicatos de trabalhadores e do governo.  

Um dos temas que serão discutidos pelo grupo é a reforma da Previdência de 2019. “Quero examinar os grandes e graves problemas da Previdência, a questão dessa antirreforma feita, os prejuízos, principalmente às mulheres, que têm dupla jornada”.

Segundo o ministro, a idade mínima para aposentadoria não pode ser a mesma em todo país, já que a expectativa e condições de vida são diferentes em casa região.

“Quero ver o que foi dramaticamente prejudicial ao trabalhador para elaborar eventual proposta. Gosto sempre de ouvir a Casa, MP [Medida Provisória] deve ser exceção à regra”, afirmou. 

No momento, está em discussão também que nomes ocuparão os cargos de segundo e terceiro escalão, especialmente na gestão da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) e do próprio INSS. 

“Esses são órgãos extremamente técnicos, que precisam de pessoas qualificadas, técnicas, com origem nos órgãos para comandá-los. Eu pretendo dinamizá-los”, disse Lupi. 

Informações: Poder360 e Folha de S.Paulo

Leia também: Homens se aposentam cerca de 3,5 anos mais tarde após Reforma da Previdência de 2019