Projeto para criação do Conselho Nacional dos Técnicos Agrícolas e Industriais será encaminhado ao MTE

Comissão ministerial se mostrou favorável à unificação das duas categorias em um único conselho. Sindicatos revindicam que haja conselhos separados

Na última segunda-feira, dia 17, foi realizada a última reunião da Comissão Ministerial do MTE para formação dos Conselhos Nacionais dos Técnicos Agrícolas e Industriais, no Maranhão. Estiveram presentes o deputado Federal Weverton Rocha e os componentes da comissão: Vitorio Alves Freitas,  Tabajara Guedes Bittencurt, Fábio Bastitela e o Helio Ricardo Macedo Faulstino. Na reunião foram avaliadas as reivindicações das duas categorias, agrícola e industrial.

Neste encontro, os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego se mostraram favoráveis à criação de um único conselho nacional que reunirá tanto a categoria dos técnicos agrícolas como a dos industriais. No entanto, ambas as categorias desejam que sejam criados conselhos separados devido às especificidades de cada profissão. “Entendemos a decisão da comissão em unificar, mas não desistimos da nossa ideia principal que é de que cada categoria tenha a sua representatividade. Caso não sejamos atendidos, gostaríamos que os técnicos agrícolas e industriais obtenham o mesmo poder de decisão independente da representatividade de classe”, disse Wennder Robert Rocha, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Maranhão (SINTAG/MA).

A Comissão Ministerial irá encaminhar até o dia 21 de março o projeto final para apreciação do ministro do Trabalho, Manoel Dias. O prazo para aprovação é de 60 dias, podendo ser renovado para mais 60. Durante seis meses o grupo coletou dados sobre as necessidades de cada categoria para formatar os argumentos e justificar a desvinculação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). “Com esse estudo e com a união das classes, acreditamos que, depois de mais de 10 anos de lutas para a criação do nosso conselho, finalmente veremos essa ideia se concretizar. Temos que reforçar que, com o desligamento do CREA, poderemos fiscalizar melhor a condição de trabalho dos técnicos agrícolas e também lutar por mais direitos da categoria”, explica o presidente do SINTAG/MA.

Confira a galeria de fotos da última reunião para a criação do Conselho Nacional dos Técnicos Agrícolas e Industriais 

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom