Presidente do TST fala sobre a reforma trabalhista em encontro da Executiva Nacional

Ministro Ives Gandra Martins Filho defendeu que a negociação coletiva deve ser prestigiada

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva Martins Filho, abriu o segundo dia de debates do encontro da Executiva Nacional da CSB, em Brasília, na manhã desta terça-feira (7). Ao abordar sobre o projeto da reforma trabalhista, o ministro defendeu a importância do fortalecimento da negociação coletiva com a participação dos sindicatos.

A presença de Gandra no evento da CSB reforça a abertura da Central para um debate plural e democrático sobre os temas mais importantes da atualidade no País. Ainda nesta terça-feira, outras autoridades apresentarão aos dirigentes da CSB a sua posição sobre as reformas trabalhista e da Previdência, incluindo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o relator da PEC 287/16 na Câmara, o deputado federal Arthur Oliveira Maia.

Falando para uma plateia formada por lideranças sindicais dos mais diversos segmentos da economia, Gandra apresentou os seus argumentos favoráveis à reforma trabalhista. Para o presidente do TST, o principal cerne da reforma é justamente privilegiar as negociações coletivas para que, segundo ele, haja mais segurança jurídica tanto para empregados como para empregadores.

“Se nós déssemos segurança jurídica aos sindicatos e às empresas quando negociam, nós estaríamos dando o máximo de segurança jurídica para o trabalhador e o máximo de efetividade para sair da crise”, afirmou o ministro.

Enquanto elencava os seus argumentos favoráveis à reforma trabalhista, Gandra citou o número elevado de trabalhadores sem emprego no País. “Os fatos falam por si. Treze milhões de desempregados exigem alguma medida para conseguir implementar novamente a empregabilidade e reduzir as taxas de desemprego”, disse.

O presidente do TST também chamou de “fictícia” a segurança que a Justiça do Trabalho oferece hoje aos trabalhadores. “A proteção que hoje a legislação trabalhista e os tribunais do Trabalho dão aos trabalhadores não é uma proteção real. Se fosse real, não teríamos 13 milhões de desempregados. Estamos tentando dar essa proteção e não estamos conseguindo”, disse.

“Temos desemprego alto, proteção fictícia e as empresas estão quebrando. O período de crise deixa todo mundo fragilizado”, salientou Gandra.

Resistência das empresas

Ao agradecer a participação do ministro no encontro da Executiva Nacional, o presidente da CSB, Antonio Neto, disse ter ficado satisfeito de ouvir o presidente do TST defender a importância e o fortalecimento da negociação coletiva.

Neto, no entanto, lembrou que não existe entre o segmento patronal uma cultura de negociação. “Há uma dificuldade muito grande para implementar isso. Achamos que o sindicato é o agente para fazer essas negociações de conflitos internos. A ideia das comissões de conciliação previas entre sindicatos e empresas para que possa até agilizar as soluções. No nosso sindicato temos isso e mesmo assim as empresas preferem a Justiça, não querem fazer a negociação”, afirmou o presidente da Central.

Assista à palestra de Ives Gandra

Veja a galeria de fotos da palestra do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) 

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link