Presidente Dilma Rousseff sanciona Medida Provisória 615

MP que garante a hereditariedade da licença de táxis é mais uma conquista para os trabalhadores, obtida com o empenho da CSB

Na tarde de hoje, 9 de outubro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 615/2013, que, entre outros pontos, inclui a hereditariedade da licença de táxis. A MP já havia sido aprovada no início de setembro pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, e entrou em vigor hoje com a assinatura da presidente numa cerimônia realizada no Núcleo de Apoio aos Taxistas, do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal.

A sanção representa uma expressiva vitória para taxistas e também para a CSB, que, durante meses, realizou um intenso trabalho de articulação no Congresso Nacional. Um acordo entre as lideranças partidárias ‑ intermediado por dirigentes da CSB, como o assessor parlamentar Ernesto Pereira e o diretor Itamar Kunert ‑ viabilizou a votação do relatório do senador Gim Argello (PTB-DF), que contou também com o apoio da Central aos dirigentes dos sindicatos e federações que representam a categoria.

MP 615A presidente Dilma afirmou que a presença dela no evento é um reconhecimento da importância dos cerca de 600 mil taxistas em todo o País. “Estamos legislando sobre uma situação que diz respeito ao patrimônio de vocês e suas famílias. Atendemos a uma reivindicação histórica”, afirmou.

Para o presidente da CSB, Antonio Neto, a sanção MP 615 simboliza a luta e determinação da Central em defesa das classes trabalhadoras. “Essa sanção da presidente Dilma nos enche de orgulho pelo trabalho que fizemos durante todo esse tempo, mas ela é fruto da mobilização dos representantes dos taxistas, além dos próprios trabalhadores, com o único objetivo de garantir melhores condições de trabalho e vida para quem mais precisa. Parabéns para os taxistas e obrigado aos senadores e deputados que se empenharam para concretizar esta vitória. Obrigado, presidenta Dilma, pela sua sensibilidade”, comemorou.

MP 615Participaram do evento o presidente do Senado, Renan Calheiros; da Câmara, Henrique Alves; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o senador Gim Argello, além de autoridades, dirigentes da CSB, de sindicatos dos taxistas e trabalhadores.

Retrospecto – Trabalho político da CSB

Sobrevivência das famílias dos taxistas

A hereditariedade das licenças dos taxistas havia sido vetada duas vezes pela presidente Dilma Rousseff. A primeira em 2012, quando inserida na Lei 12.468/11 – que regulamenta a profissão de taxista. O último veto foi em 2013, quando o tema foi incluído na MP 610/13.

A CSB sempre considerou legítimo que a concessão fosse transferida para os filhos, pois ela é um instrumento de sustentação da família. Reuniões e audiências com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente do PMDB e senador Valdir Raupp, além de Gim Argello, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Romero Jucá (PMDB-RR) foram fundamentais para a consolidação dos trabalhos.

Leia abaixo algumas reportagens sobre o trabalho da CSB pela defesa da hereditariedade da licença dos taxistas, além de um artigo do presidente Antonio Neto, publicado no site do PMDB:

Presidenta Dilma, por favor, ouça a voz dos taxistas

Hereditariedade da licença dos taxistas entra na pauta da MP 615

CSB e Taxistas se reúnem com Renan Calheiros para pedir a aprovação da MP 615/2013

Trabalho político da CSB contribui com conquista dos taxistas

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos